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Educação Inovadora 15:55, 14 set 2020 307 escolas de Santa Catarina recebem lousas digitais para tornar o ensino mais interativo e tecnológico

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Com foco no ensino inovador, 307 escolas da rede estadual de ensino receberam na última semana lousas digitais adquiridas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para uso de alunos e professores. A expectativa é que 141 mil estudantes poderão aprender de forma mais interativa e interessante com os equipamentos durante as atividades virtuais ou no retorno das atividades presenciais.

As entregas de lousas digitais, que devem seguir na próxima semana e fazer com que o equipamento esteja em todas as escolas da rede estadual, são parte do esforço da SED em intensificar as entregas de materiais e equipamentos durante o período de suspensão de aulas presenciais. O objetivo é equipar as unidades de ensino para que os alunos encontrem um ambiente com mais recursos pedagógicos quando retornarem para as atividades presenciais.

O investimento está incluído no eixo Educação Inovadora do Programa Minha Nova Escola, do Governo do Estado. Em menos de dois anos, já foram aplicados R$ 39 milhões para adquirir equipamentos tecnológicos para todas as escolas da rede estadual, incluindo lousas digitais, computadores, notebooks e tablets. Também houve investimento de R$ 86,7 milhões para aquisição de laboratórios de química, física, matemática e biologia para escolas, além da compra de mobiliário e materiais escolares.

Gestores comemoram entrega das lousas às escolas

Para Karla Scarpato, diretora da EEB Professor Padre Schuler, em Cocal do Sul, a chegada das lousas vai tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, o que vai impactar também na participação dos alunos. Segundo ela, é importante que a escola e a educação acompanhem o avanço da tecnologia “porque, aliada às ferramentas de trabalho que temos na escola, a lousa pode facilitar e otimizar o trabalho, tornando o processo de ensino e aprendizagem muito mais rápido, ágil e, principalmente, interativo".

Em Chapecó, a diretora da EEB Professora Zitta Flach, Keila Dillmann, destaca que a chegada das lousas digitais muda o processo de ensino na escola: se antes a sala de aula tinha apenas quadro branco, pincel e apagador, agora tem uma tecnologia complementar, que agrega na interação entre professor e alunos. O objetivo, conforme a gestora, é qualificar o ensino e tornar as aulas mais prazerosas e diversificadas.

Já Reginalda Rossi, gestora da EEB Udo Deeke, na cidade Treviso, logo pensou na inovação para as aulas de ciências. Segundo a gestora, a tecnologia versátil das lousas facilita a prática pedagógica, possibilitando, por exemplo, uma visualização mais realista do corpo humano.

Saiba como as lousas digitais irão contribuir com o ensino

O coordenador de tecnologias educacionais e inovação da Diretoria de Ensino da SED, Luiz Alessandro da Silva, elenca alguns benefícios das lousas digitais: facilitar a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e usar conteúdos de diversas formas; potencializar a aprendizagem, trazendo recursos diferenciados para aproximar os alunos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula; estimular o aprendizado e o trabalho em grupo; permitir que o professor opere softwares, apresente e edite imagens, mostre vídeos, navegue na Internet, entre outras atividades.

“A lousa digital é um exemplo de tecnologia educacional que pode ser incorporada rapidamente ao plano de aula para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, oferece uma série de benefícios tanto para os professores como para os alunos, que ficam mais atentos às aulas e curiosos com a utilização”, destaca Luiz Alessandro.

A Coordenadoria de Tecnologias Educacionais está planejando uma série de webinars para os professores até o fim do ano com foco em como preparar uma aula usando esses recursos tecnológicos. Antes disso, haverá treinamentos técnicos nas escolas para que os profissionais da educação aprendam a utilizar os equipamentos.

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