NOTÍCIAS

Enem no Amapá 12:35, 18 jan 2021 'A Central do Enem me preparou para este momento', diz estudante.

'A Central do Enem me preparou para este momento', diz estudante.

No Amapá, quase 46,5 mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Primeiro dia de provas acontece neste domingo, 17.

Por Valdeí Balieiro 


Neste domingo, 17, acontecem as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dá aos participantes a possibilidade de ingressar no ensino superior público e privado.

Dividido em duas aplicações, o Enem desta edição tem a versão impressa, aplicada hoje e com continuação no próximo domingo, dia 24. A versão digital acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

No Amapá, 46.497 pessoas se inscreveram para prestar o Enem impresso. Outras 782 farão o Enem digital. Cerca de 5.072 estudantes concluintes do ensino médio da rede estadual prestarão o exame.

Para a prova de hoje, os candidatos têm  cinco horas e meia para responder 90 questões das áreas de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.

Com objetivo de possibilitar a realização das provas o Governo do Amapábcedeu suas unidades escolares em oito municípios (Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Mazagão).

Preparação

Matriculada no terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Jesus de Nazaré, em Macapá,  Karla Flexa, de 18 anos, pretende ingressar no curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Karla diz que  preparação para o exame exigiu muito esforço. Ela explica que, devido à pandemia de covid-19, utilizou a internet como principal canal de estudos.

A Central do Enem - aulas online oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), para preparar os alunos - foi uma das ferramentas mais utilizadas por Karla.

“Contei com grandes suportes como a Central do Enem e as atividades dadas pelos professores da minha escola. Sinto nervosismo, mas a fé de que vai dar certo é maior”, destacou a estudante.

Aos 16 anos, Maria Gabriele Silva sonha em cursar engenharia da computação. Para chegar ao objetivo, a adolescente conta que se preparou, e ficará atenta a cada questão para não cometer erros.

“Eu me preparei da maneira que pude, por isso tentarei ficar atenta ao comando das questões, para responder corretamente cada uma conforme os meus estudos e o que consegui aprender nesse processo”, relatou.

Central do Enem

Desde 2015, o Governo do Amapá possibilita que estudantes da rede estadual de ensino possam se preparar para as provas através da Central do Enem.

Para esta edição do exame, devido à pandemia de covid-19, a Seed voltou o projeto para o meio digital com aulas atrativas, dinâmicas e contextualizadas transmitidas pelo canal da Tv Assembleia, no canal do YouTube e na plataforma do Sigeduc.

Ao todo, 22 professores da rede estadual de ensino, com vasta experiência em preparatório para exames, foram disponibilizados para dedicação integral ao projeto. Todas as áreas do conhecimento foram contempladas: matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciências da natureza e suas tecnologias.

Segurança

A segurança de todo o processo para a realização do exame é feita pela Polícia Militar.

A força-tarefa que atua em todos os municípios onde as provas foram realizadas, conta com a participação de mais de 500 policiais militares, além de viaturas, realizando fiscalização nas áreas internas das escolas e nos perímetros próximos.

 


Tags: Amapá Educação AP ENEM Preparação enem Enem no Amapá