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IDEB 15:28, 6 set 2019 Ações têm enfoque na melhoria do IDEB na EE Dr. Fernando Corrêa da Costa

Ações têm enfoque na melhoria do IDEB na EE Dr. Fernando Corrêa da Costa

Previstas no Plano de Intervenção Pedagógica, ações tem intuito de recuperar os estudantes com baixo rendimento e prepará-los para aa prova Brasil.

Campo Grande (MS) - Com perspectiva no desempenho dos estudantes para a avaliação da prova Brasil, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Coordenação Pedagógica da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa, em Aral Moreira-MS, desenvolve ações para recuperar os estudantes com baixo rendimento e prepará-los para as avaliações.

As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica, elaborado pelos coordenadores pedagógicos em que cada professor elabore ações em sua disciplina para melhorar o desempenho dos estudantes, com apoio da direção escolar.

O IDEB ajuda a escola observar se os estudantes estão aprendendo, e se está aprendendo na idade certa. “Com as notas do Índice na mão a coordenação, direção pode aprimorar o planejamento pedagógico da escola. Como o índice é divulgado a cada dois anos, a escola pode reformular ações e tentar melhorar seu desempenho”, afirma o coordenador Djalma Santos.

Ações

O objetivo das ações na Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa é melhorar o desempenho dos estudantes, tendo como meta atingir a média 7.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Ações fundamentais estão sendo realizadas, como:

# Mobilização dos professores, estudantes e pais para a participação nas avaliações externas em especial para o IDEB – E melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

#Divulgação do IDEB à comunidade escolar (Cartazes impressos e material digital).

# Mobilização dos professores e estudantes para a participação nas avaliações externas em especial para o IDEB – E melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

# Mobilizar a comunidade quanto á importância da participação de seus estudantes nas avaliações externas.

# Realizar reunião de pais para esclarecer sobre o que é a avaliação, como a análise dos resultados pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e a responsabilidade dos responsáveis em assegurar a presença da criança ou jovem, tanto no cotidiano escolar, quanto no dia da aplicação da prova.

O mecanismo de divulgação de resultados faz com que a sociedade se envolva no acompanhamento da qualidade da educação, “mesmo com limitações, o Ideb simboliza uma mudança de estrutura na educação básica, ao aliar desempenho dos estudantes e fluxo (aprovação/reprovação) escolar”, menciona a diretora Derciley Aparecida Godin dos Santos.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Tags: IDEB Mato Grosso do Sul MS