NOTÍCIAS

Olimpíada de Astronomia 15:52, 21 out 2019 Alunos de colégio estadual de Formosa representarão Goiás na Jornada de Foguetes

Alunos de colégio estadual de Formosa representarão Goiás na Jornada de Foguetes

Experiência realizada por estudantes da 1ª série do Ensino Médio garantiu vaga na Mostra Brasileira de Foguetes, que deve atrair mais de 150 mil visitantes

O Estado de Goiás será representado na Jornada de Foguetes pelos alunos do Colégio Estadual Doutor José Balduíno de Souza Décio, em Formosa. O evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro na cidade de Barra de Piraí, no Rio de Janeiro.

A Jornada de Foguetes será uma das atrações da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), que faz parte da programação da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Nesta edição, os organizadores estimam atrair mais de 150 mil visitantes, 30 mil a mais do que em 2018.

Coordenada pelo professor Eleandro Philippsen, a atividade ganhou destaque a partir do dia 16 de maio, quando os estudantes da 1ª série do Ensino Médio conseguiram lançar o foguete de garrafa PET a uma distância de 103 metros. A propulsão foi possível graças a uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.

Certificado

A Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) é uma olimpíada experimental que propõe aos estudantes o desafio de construir e lançar foguetes, o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. A tarefa pode ser realizada individualmente ou por equipes formadas por, no máximo, três integrantes.

O evento é aberto a todas as escolas públicas e privadas do país, bastando que a unidade educacional faça sua inscrição no site da OBA ou da MobFog. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e Médio, distribuídos entre quatro categorias. Pela participação, todos os alunos, professores e o diretor da instituição de ensino recebem certificado.


Tags: Goiás GO foguetes ASTRONOMIA Seduc Goiás Olimpíada de Astronomia Jornada Formosa