NOTÍCIAS

Sergipe 11:40, 3 out 2019 Alunos de escola do Agreste de Sergipe participam de aula no Centro de Ciência e Tecnologia de Aracaju

Foto: Ascom/ Seduc SE

Conhecimentos de mecânica, biologia, eletricidade, óptica, matemática e astronomia foram algumas das temáticas

Por Leonardo Tomaz

Conhecimentos de mecânica, biologia, eletricidade, óptica, matemática e astronomia foram algumas das temáticas que os estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga, localizado em Itabaiana, obtiveram ao visitar o Centro de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (Ccteca/Galileu Galilei), nesta quarta-feira, 2. Cerca de 50 alunos fizeram uma imersão experimental e prática sobre os assuntos que são trabalhados em sala de aula e que estão em evidência na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A atividade tem como objetivo estimular novas experiências acerca das diversas áreas científicas. Segundo o professor Marcos Santiago dos Santos, que leciona a disciplina de Química, a visita traz a proposta de mostrar aos estudantes como trabalhar essas áreas de conhecimento e como aplicar em seu cotidiano escolar. “Dentro das nossas limitações, sempre procuramos métodos diferenciados de passar o conteúdo e essa vivência ajuda de forma significativa nas ações em sala de aula”, explicou.

A estudante Ester dos Santos Andrade, aluna do 3º ano do ensino médio, aprovou a iniciativa. Ela avalia que as explicações transmitidas pelos guias a ajudaram a entender melhor as áreas científicas. “Aqui eles fazem uma explicação muito bem aprofundada. Consegui absorver muito conhecimento que me ajudará a colocar em prática na sala de aula”.

Os experimentos científicos chamaram a atenção do estudante Kauã Guilherme da Cruz, aluno do 2º ano do ensino médio. O jovem também gostou da experiência e afirmou que os assuntos tratados durante a visita são de extrema importância para o aprimoramento das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Preparando-se para o Enem, o aluno Bernardo Neres Carvalho ficou atento às explicações relacionadas à física e biologia. O jovem, que está cursando o 3º ano do ensino médio, assegura que essas temáticas têm peso significativo na pontuação final. Portanto, “é sempre bom prestar bem atenção a essas explicações que são recorrentes no exame”, disse o estudante, que pretende cursar faculdade de engenharia civil.

Ccteca Galileu Galilei

A Ccteca tem como principais objetivos a democratização do ensino das ciências entre os cidadãos do Estado de Sergipe, além de promover o ensino das ciências na rede escolar pública e privada, através de seus experimentos científicos, interativos e pedagógicos, e ainda a divulgação das ciências na mídia e na área turística (Turismo Científico) na Cidade de Aracaju. 

Implementado pela Prefeitura de Aracaju, o centro é um projeto-piloto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) que conta com consultoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com uma vasta programação científica e tecnológica, a visita é aberta ao público, sem cobrança de ingressos ou qualquer tipo de taxas, e tem duração, em média, de duas horas e meia, sendo meia hora no Planetário Digital e duas horas na Experimentoteca com seus 111 experimentos. A visita é guiada por monitores (todos universitários) que explicam como funciona cada equipamento, qual o seu princípio de funcionamento e aplicações desse princípio em nosso dia a dia.

De acordo com o coordenador da Ccteca, professor Augusto Almeida, o espaço proporciona uma série de experiências aos visitantes, que têm a oportunidade de viver na prática cada processo científico. Ele ainda informa que, anualmente, o espaço recebe cerca de 17 mil pessoas, e que o ponto alto da visitação é o Planetário Digital.

A Ccteca funciona de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, o funcionamento acontece das 14h às 17h. As escolas que desejarem fazer essa viagem científica devem agendar previamente a visita por meio do telefone (79) 3217-3370.


Tags: Sergipe SE