NOTÍCIAS

Roraima 14:52, 11 out 2019 Alunos de quatro escolas estão classificados para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos de quatro escolas estão classificados para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Etapa regional será de 23 de outubro a 19 de novembro em São Paulo

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom/Seed

Estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino de Roraima participarão da etapa regional da 6° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A etapa ocorrerá de 23 de outubro a 19 de novembro em São Paulo (SP), quando professores e alunos semifinalistas viajam juntos e participam de atividades culturais e formativas. As premiações da etapa nacional serão no dia 10 de dezembro.

As escolas vencedoras são, de Boa Vista, a Escola Mario David Andreazza na categoria Artigo de Opinião e o Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar (na categoria Memórias Literárias. E ainda de Rorainópolis a Escola Padre Eugenio Possamai na categoria Crônica, e de Caracaraí, a Escola José Vieira de Sales Guerra categoria Documentário.

“Estamos muito felizes e orgulhosos da participação das nossas escolas e estudantes na etapa regional da Olimpíada. Sem o esforço, dedicação e empenho de todos essa conquista não seria possível”, explicou a coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, Elenice Prado.

Maria Luzia de Melo, gestora da Escola Estadual Mario David Andrezza, destacou a importância dos alunos participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa e de Matemática. “A escola sempre participa das Olimpíadas, desenvolve projetos, entre outras atividades que contribuam para o ensino aprendizagem dos alunos”, comentou Maria Luzia.

Os alunos vencedores são: Waléria Teixeira, estudante da escola Mario David Andrezza, Larissa Barreto, da Escola Padre Eugenio Possamai, Vinicius Gabriel Andrade, Werverton Rosa, Andrae Nogueira, ambos da Escola José Vieira de  Sales Guerra e Felipe Lorran do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar. Os professores orientadores são Deives de Oliveira, Erlene de Aguiar, Clébia Maria Farias e Suzana Rodrigues.

A Comissão Julgadora Estadual concluiu os trabalhos de seleção dos textos no dia 02 de outubro. Participaram da Comissão docente formada na UERR (Universidade Estadual de Roraima), avaliadores e a Rede de Ancoragem que é formada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

É uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Participam da Olimpíada alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. As categorias são dividas em cinco gêneros conforme a série dos alunos, ou seja, cada série tem a sua respectiva categoria de competição.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. 


Tags: Roraima RR