NOTÍCIAS

Tecnologias na Educação 15:08, 27 jun 2019 Aplicativo incentiva alunos na fiscalização das escolas piauienses

Foto:

O aplicativo 'Na Ponta do Lápis' foi lançado nesta quinta (27)

Estudantes, professores e gestores do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa participaram, nesta quinta-feira (27), do lançamento do aplicativo Ponta do Lápis, que foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e disponibilizado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), tendo como parceira a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No lançamento, a diretora da Escola de Contas do TCE/MG, Naila Garcia Mourthé, respondeu às dúvidas dos alunos sobre o funcionamento do aplicativo e como identificar e relatar os problemas das escolas utilizando questionários, incluindo o envio de fotos, sobre a qualidade dos serviços prestados pelas escolas públicas.

Presente no lançamento do aplicativo o secretário de educação, Ellen Gera Moura, explicou que a ferramenta irá estreitar a parceria entre TCE/PI e Seduc nas fiscalizações e ações cotidianas da rede pública de ensino.

"O lançamento é uma ação positiva quando o Tribunal não assume apenas o papel fiscalizador, mas também no sentido de colaboração com a gestão pública. A Seduc vai ser parceira do TCE/PI na execução do Piauí na Ponta do Lápis para que possa, de fato, entrar na vida das escolas com planejamento, construção de ideias e execução de planos, para além da analise final das fiscalizações das contas", pontuou o gestor.

As informações colhidas serão repassadas aos gestores das escolas, que poderão validá-las e informar prazo para o reparo, e assim, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, destaca que o uso do aplicativo não será restrito às escolas escolhidas. "O TCE/PI  resolveu mudar o seu modelo de fiscalização e resolvemos ampliar com o programa Piauí na Ponta do Lápis para toda a rede de ensino. Qualquer cidadão que tenha interesse em municiar o aplicativo com informações deverá assumir as ações para melhoria do ensino na escola pública", afirmou.

Os alunos do 3º ano do ensino médio do Ceti João Henrique aprovaram o aplicativo que os tornam mais envolvidos nas fiscalizações. "O aplicativo pode nos ajudar a falar sobre o que está em falta na estrutura das escolas e com isso podemos melhorar o ambiente", destaca Felipe Lucas de Oliveira. 

Para Laura Beatriz, com o aplicativo os alunos tendem a cobrar mais investimentos "Será possível fiscalizar os investimentos que nem sempre estão sendo utilizados de maneira correta e até para os alunos que não sabem a quem recorrer quando não há uma boa estrutura. Além de fiscalizar, o TCE/PI irá ajudar a trazer mais conforto para nossa escola, que é de tempo integral", pontuou.


Tags: PI Piaui Tecnologias na Educação Aplicativo