NOTÍCIAS

Bahia 11:25, 13 jul 2020 Atividades on-line dinamizam o aprendizado de estudantes baianos

Atividades on-line dinamizam o aprendizado de estudantes baianos

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado no município de Dias D'Ávila, estão aprendendo diversos conteúdos de foma dinâmica e interativa por meio de atividades temáticas on-line, realizadas pelos professores. A mediação acontece às terças e quintas-feiras, através da plataforma Google Meet. Além disso, as interações são gravadas e postadas na página do instagram do colégio (@cetepdd) para que todos os estudantes com internet instável possam acompanhar posteriormente, na íntegra. No mesmo canal, também são realizadas lives sobre diferentes assuntos.


Segundo a diretora do colégio, Vanessa Teles, a iniciativa foi um pedido dos próprios estudantes e o projeto é divulgado pelos monitores do Programa Mais Estudo, que também ajudam no encaminhamento das atividades. "As atividades on-line têm sido uma experiência única para a equipe do CETEP. Foi uma forma de adequarmos o nosso trabalho à situação que estamos vivenciando hoje, para não deixarmos os estudantes tão desprovidos de contato com os professores e colegas, durante este período, bem como para proporcionarmos uma oportunidade de trabalharmos temas atuais, da forma mais leve possível, visto que os estudantes estão passando por um período delicado de isolamento social. Estamos sempre ouvindo as sugestões e aprimorando nosso trabalho".

A diretora também informou que os temas das atividades não estão relacionados diretamente aos conteúdos das disciplinas, para não prejudicar os estudantes que não têm acesso às atividades on-line. Dentre os temas abordados, destacam-se: "Riscos e prevenção durante a pandemia", "O empreendedorismo na logística em tempos de pandemia", "Adolescência: mudanças corporais e psicológicas" e "Abandono de animais durante a pandemia".

A estudante Jeovanna de Jesus Silva, 16, do curso técnico em Logística, disse que está aproveitando ao máximo. "A escola é o lugar onde passamos a maior parte do tempo e este tempo é transformado em aprendizagem. Com o isolamento social, a escola ficou longe, mas nunca esteve tão perto: veio para nossa casa. Usar a ferramenta de ensino virtual se tornou algo importante nestes momentos de incertezas, pois faz com que a gente não desanime ou sinta prejudicados com o isolamento no sentido de aprender".

Para a estudante Layza Azevedo Batista, 17, também do técnico em Logística, as ações on-line estão ampliando os seus conhecimentos. "As atividades on-line têm sido de suma importância neste momento que estamos longe da escola, pois os professores estão abordando vários temas e, inclusive, relacionados com o que estamos passando com a pandemia. De forma virtual, a escola está transmitindo conhecimento e nos fazendo aprender mesmo em casa".

Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia BA Portal da Educação