NOTÍCIAS

No Amapá 11:36, 11 jan 2021 ‘Atuando na causa da educação posso ajudar outros jovens a fortalecerem seu protagonismo', reforça estudante monitor da Seed

‘Atuando na causa da educação posso ajudar outros jovens a fortalecerem seu protagonismo', reforça estudante monitor da Seed

Hickaro Kauã Santos é monitor na Secretaria de Educação. Durante evento promovido pela Seed, jovens monitores puderam conhecer melhor as iniciativas da área educacional.

Por Wellington Costa 


Egresso da rede estadual de ensino, onde cursou o ensino médio em uma das escolas de tempo integral no Amapá, Hickaro Kauã Santos e Silva pôde desenvolver seu protagonismo ao longo dos três anos do ciclo de ensino – forte da metodologia das Escolas do Novo Saber. Ele viu a oportunidade de ajudar outros jovens com sua atuação como estudante monitor na Secretaria de Educação (Seed).

“Atuando na causa da educação posso ajudar outros jovens a fortalecerem seu protagonismo. Sou um entusiasta das pautas educacionais. Hoje, como monitor, busco fomentar isso nos jovens estudantes da rede”, destacou Hickaro Silva.

Hickaro hoje é acadêmico de engenharia química na Universidade Estadual do Amapá (Ueap). O relato dele pôde ser compartilhado com outros monitores do programa Amapá Jovem que atuam na Seed, durante um encontro nesta sexta-feira, 8, com a titular da pasta, a professora Goreth Sousa. A secretaria conta com 130 monitores, 36 deles atuam em projetos de bandas e fanfarras. Os jovens realizam monitoria em escolas de Macapá, Santana, Mazagão, Oiapoque, Tartarugalzinho, Amapá, Serra do Navio e Laranjal do Jari.

“Capacitar esses jovens para que entendam a política educacional e nos ajudem a sermos um braço da Secretaria da Educação dentro das escolas, diretamente com os estudantes, atuando nas ações de combate à evasão escolar, por exemplo, bem como no engajamento para participação de iniciativas como Jovem Senador, Jovem Cientistas, entre outros”, reforçou Goreth Sousa.

Os monitores são ligados à Gerencia de Protagonismo Estudantil (GPE), setorial da Seed que facilita a interlocução com os estudantes da rede estadual do Amapá. Durante o evento, puderam conhecer mais sobre os programas da Secretaria de Educação e trocar experiências.

“Esses jovens desenvolvem um trabalho importante dialogando com a comunidade escolar e participando ativamente do dia a dia das escolas, um elo que só tem se fortalecido”, comentou Oberdan Alves, gerente da GPE/Seed.


Tags: Amapá Educação AP Protagonismo Juvenil No Amapá