NOTÍCIAS

ENEM 15:37, 10 out 2019 Aula-show leva revião para o Enem a mais de 7 mil alunos da rede pública de ensino de Sergipe

Fabiano Oliveira, professor do Centro de Excelência Dom Luciano Fabiano Oliveira, professor do Centro de Excelência Dom Luciano Mais de sete mil alunos já assistiram a aula-show Revisão com paródias Fabiano Oliveira, professor do Centro de Excelência Dom Luciano Fabiano Oliveira, professor do Centro de Excelência Dom Luciano Fabiano Oliveira, professor do Centro de Excelência Dom Luciano
Foto:

Professor utiliza paródias e músicas na aula para ensinar 25 conteúdos, como figuras e funções de linguagem, noções de literatura, aspectos da coesão e coerência textuais

A terceira edição da turnê “O Enem, o Sonho e Você”, do professor do Centro de Excelência Dom Luciano, Fabiano Oliveira, chegou ao fim na tarde desta quarta-feira, 9, no Teatro Atheneu, em Aracaju, onde dezenas de alunos de escolas da rede estadual de ensino lotaram as cadeiras para assistirem ao grande aulão de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estiveram presentes estudantes de 10 unidades de ensino jurisdicionadas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

A turnê do professor Fabiano Oliveira passou por todas as Diretorias Regionais de Educação, contemplando 15 cidades e mais de sete mil alunos em todo o Estado. Faltando 25 dias para o Enem, a aula desta quarta-feira não foi diferente e levou aos estudantes diversos conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Literatura e Redação, por meio de músicas e paródias.

Para Fabiano Oliveira, o aulão-show tem levado sonhos e provocações para os jovens, fazendo com que acreditem mais em si mesmos. “Comparei as três turnês e percebi que, agora, houve um alcance maior de alunos. Percebi neles a vontade de sonhar e a elevação da autoestima. Rodamos todo o Estado e observamos alunos de todos os lugares, vendo que os sonhos são os mesmos. Com esses aulões, quem saiu ganhando foram os alunos”, disse.

Professor do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Fabiano passou em sua aula-show 25 conteúdos, como figuras e funções de linguagem, noções de literatura, aspectos da coesão e coerência textuais, sempre utilizando alguma música da MPB ou paródia.

A diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Muricy, elogiou a metodologia de ensino utilizada na revisão. “É bom saber que temos, em nossa rede estadual, professores que inovam suas práticas. Essa é uma realidade em várias escolas, e Fabiano Oliveira desenvolve um trabalho motivacional com os estudantes, por meio do qual eles aprendem brincando, a partir das letras de músicas e paródias. Agora ele dá a oportunidade para que estudantes de outras escolas tenham acesso a essa metodologia diferenciada de ensino”, afirmou.

A coordenadora pedagógica da DEA, Ana Cristina Dantas Silva, declarou que esse é um trabalho que oportuniza aos alunos revisão na área de Literatura, em que ele trabalha com músicas e paródias, não somente em Aracaju, mas expandido para outros lugares do Estado. “Essa será uma tarde divertida e com muito aprendizado”, disse.

Oportunidade

Antes de iniciar o aulão, os estudantes estavam animados nas cadeiras do Teatro Atheneu, à espera do grande show de revisão para o Enem. Logo na entrada, eles receberam apostilas e material pedagógico para acompanhar os conteúdos ensinados. Os alunos que participaram da revisão destacaram que essa é uma grande chance que estão tendo para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio.

“Creio que é uma grande oportunidade para os jovens que não têm condição de frequentar um cursinho. Como o Enem está próximo, essa é uma maneira de a gente memorizar certos assuntos e ter um conhecimento mais amplo. Será uma atividade bem divertida, pois a aula do professor Fabiano é mais dinâmica, que dá para os alunos entenderem mais os conteúdos”, disse Thaynara Cristina, aluna do Dom Luciano, a qual pretende cursar Enfermagem.

Quem também pensa em cursar a área da Saúde é Joana Maria Pimenta dos Santos, aluna do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo. “A gente precisa realmente dessas aulas porque é um reforço a mais para a gente conseguir se capacitar para fazer o Enem”, afirmou.

O estudante Vitor Hugo Linhares de Santana, do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, também compartilhou sua opinião. “Está sendo uma preparação para nós, e serve de inspiração e de conhecimento, que nunca é demais. É uma oportunidade para cada aluno ter uma chance de aprender os assuntos que cairão no Enem de maneira mais abrangente”, declarou.

Para Maria Eduarda Souza Lopes, aluna do Colégio Estadual Nelson Mandela, a qual pretende cursar Engenharia, essa é uma oportunidade incrível de complementar o que se vê na escola. “A gente revisa o que já viu nas aulas e se prepara mais para o Enem”.


Tags: SE ENEM