NOTÍCIAS

Sergipe 14:09, 20 out 2020 Aulas na Rádio Aperipê ampliam acesso ao ensino remoto e rádios comunitárias aderem à retransmissão

Foto:

O projeto tem perspectiva de promoção da equidade, uma vez que oferece mais oportunidades de ensino para todas os estudantes

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), oferta, desde esta segunda-feira, 19, aulas em formato de podcasts educativos via Rádio Aperipê (AM 630). O público-alvo são as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram viabilizadas a partir da parceria com o Aula Digital, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo apoiada pelo Instituto Paramitas. Como fruto dessa parceria, nasceu o Programa “Estude Em Casa Pelas Ondas do Aula Digital”, que consiste na transmissão de podcasts educativos pela Rádio Aperipê para os estudantes de todo o território sergipano, incluindo a distribuição de cadernos de aprendizagem. 

O projeto tem perspectiva de promoção da equidade, uma vez que oferecerá mais oportunidades de ensino para todas as crianças, atendendo, inclusive, àquelas que têm dificuldade de acesso à internet. 

Baseadas nos cadernos do Preuni Seduc, disponíveis para download no portal Estude em Casa, as aulas preparatórias para o Enem na Rádio Aparipê AM 630 ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h22 à 9h42, com dois momentos de 10 minutos cada, seguidos de dicas com um minuto de duração por área de conhecimento. O conteúdo será conduzido pelos professores articuladores do Preuni Seduc.

Rádio Comunitária

Um dos meios de comunicação e informação mais antigos do mundo volta com bastante força na atuação para com a oferta do ensino remoto mediante a suspensão de aulas presenciais e a dificuldade de acesso à internet por parte de famílias com restrição de renda. Assim, o mês de outubro se volta para a adesão das aulas não presenciais por meio de podcasts via Rádio Aperipê AM.

As rádios comunitárias presentes no interior de Sergipe agora podem retransmitir o conteúdo das aulas por meio do Programa Estude em Casa pelas ondas do Aula Digital e do Enem na Rádio Aparipê AM 630. O ponta-pé inicial para a retransmissão se deu por meio de duas emissoras no município de Porto da Folha, no Alto Sertão sergipano: a Rádio Xokó FM 94,1 MHz e a Rádio Sertão FM 104.9 MHz. 

A Rádio Xokó FM 94,1 MHz fica localizada na Ilha de São Pedro, comunidade indígena que atende ao público do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro. Já a Rádio Sertão FM 104.9 MHz está instalada na sede do município e alcança os estudantes de seis unidades de ensino da Rede Pública Estadual. 

Os alunos ouvem o conteúdo e dão continuidade ao estudo por meio dos cadernos de aprendizagem, distribuídos especificamente para complementar as aulas transmitidas pelo rádio, tornando possível o acesso à educação das crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e amenizando a falta física da escola e dos professores.


Tags: Sergipe SE aulas no rádio