NOTÍCIAS

Pernambuco 16:13, 21 out 2020 Biblioteca Pública do Estado reabre ao público

Biblioteca Pública do Estado reabre ao público

Neste primeiro momento, estarão funcionando apenas o Salão de Leitura e Setor Circulante para entrega dos livros emprestados antes do isolamento social; retorno será realizado em três etapas

Nesta quarta-feira (21), a Biblioteca Pública do Estado (BPE) reabriu as portas ao público. Seguindo um rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19 determinado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o equipamento fará um retorno gradual dividido em três etapas, além de funcionar com o horário reduzido, das 9h às 14h. Além das placas de sinalização e máscaras para todos os profissionais, a Biblioteca Pública do Estado irá disponibilizar aferição de temperatura corporal, tapetes sanitizantes, espaços sinalizados, totens de álcool em gel, que foram doados pelo Consulado da Alemanha, e locais para higienização das mãos. 

Neste primeiro momento, estarão funcionando apenas o Salão de Leitura e Setor Circulante para entrega dos livros emprestados antes do isolamento social. Todos os títulos recebidos passarão por um rígido protocolo de higienização e permanecerão em quarentena. Em seguida, os títulos serão encaminhados para o setor de processamento técnico, onde será avaliado a necessidade de higienização, por causa do material do livro, para, posteriormente, serem disponibilizados novamente ao público. 

De acordo com o gerente da Biblioteca, Hélio Monteiro, nenhum usuário sofrerá ônus por passar todo esse período com os livros. “Nós recebemos muitas demandas de pessoas preocupados por estarem com os livros durante todo esse tempo. A gente reconhece que foi um momento muito difícil e que não tinha condições para eles realizarem a entrega desses materiais. Portanto, a gente deixa claro que os usuários ainda terão até o final do ano para trazerem os livros sem nenhum prejuízo”, salientou. 

Na segunda-feira (26), a Biblioteca retornará com as atividades da Praça da Informação, que irá funcionar com apenas 50% da capacidade do público. Nesta fase,  o Escritório de Direitos Autorais e o Setor de Referência, este último reaberto apenas para leitura e com mesas limitadas a apenas duas pessoas, também retomarão as atividades presenciais. 

A terceira etapa, ainda sem data definida, consiste na ampliação do atendimento dos setores e a realização de eventos, que será anunciada de acordo com o plano de retomada do Governo de Pernambuco. “Está sendo muito importante essa reabertura da biblioteca, mesmo que seja de forma gradual, porque tem muita gente que utiliza esse espaço como local de leitura e de estudo. A gente entende que todos os cuidados devem ser tomados tanto para os funcionários quanto para os usuários, mas o que é importante mesmo é ter esse convívio com as pessoas que só a biblioteca é capaz de proporcionar”, salientou Hélio.

A estudante Daniele Albuquerque é uma usuária assídua da Biblioteca. Ela aproveitou a reabertura do Salão de Leitura para colocar os estudos em dia. “Estudar aqui é completamente diferente de casa porque a atmosfera é mais favorável. Em casa a gente se distrai com um barulho, com a presença de alguém, às vezes bate uma preguiça e aqui é melhor porque o ambiente é propício para o estudo”, pontuou. 


Tags: Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Biblioteca Pública de Pernambuco Retomada das Atividades