NOTÍCIAS

Bioeconomia 17:05, 23 out 2019 Bioeconomia será tema da 16ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

Bioeconomia será tema da 16ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, das 8 às 20h, no Armazém Cultural da Explanada Ferroviária, em Campo Grande.

Campo Grande (MS) O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio das Secretarias de Educação (SED) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), estará realizando, de 24 a 25 de outubro, no Armazém Cultural “Helena Meireles, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, as atividades são coordenadas pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia e colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, das 8 às 20h, no Armazém Cultural da Explanada Ferroviária, em Campo Grande. No ano passado a Semana de C&T contou com o envolvimento de aproximadamente 100 instituições e quase 4 mil atividades de todos os municípios sul-mato-grossenses.

O tema de 2019 foi escolhido em virtude da busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil, representado pela bioeconomia e na relação com a Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A bioeconomia tem relação direta com dez dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda da ONU.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, participa da abertura do evento às 8h, no Armazém Cultural. Em seguida acompanha comitiva de autoridades e convidados em visitação aos estandes. Constam na programação, ainda, palestras e oficinas durante todo o dia. E às 19h acontece o Lançamento do Edital Tecnova 2 da Fundect, que destina R$ 2 milhões no fomento de projetos nas áreas de Mecânica e Mecatrônica, Tecnologia da Informação e Comunicações, Biotecnologia e Bioeconomia, Agronegócio e Gestão (leia mais).

Cerca de 30 instituições estarão implantando estandes no evento, entre elas, os Núcleos de Tecnologias Educacionais dos municípios de Aquidauana, Nova Andradina, Três Lagoas, Navirai, Coxim, metropolitano, Ponta Porã, Corumbá, Jardim, Paranaíba, Dourados e de Campo Grande.

Na programação da sexta-feira (25) constam mais oficinas, palestras e termina com roda de conversa reunindo ex-alunos do Programa Agroescola, que relatarão suas experiências e aprendizado. A entrada é gratuita, este ano serão mais de 30 estandes com diversas atrações e projetos de ciência que podem ser visitados por toda população. Para mais informações, acesse ESSE LINK.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Bioeconomia