NOTÍCIAS

Pernambuco 15:33, 24 mai 2019 Brasileiro Universitário e Campeonato de Karatê levam grande público ao Santos Dumont

Brasileiro Universitário e Campeonato de Karatê levam grande público ao Santos Dumont

Competições tiveram início nesta sexta-feira (24); finais serão realizadas no sábado (25)

Quem passar pelo Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, nesta sexta-feira (24), poderá acompanhar uma grande movimentação. O espaço é sede de duas grandes competições nacionais. No campo, equipes de todo o Brasil se enfrentam pelos Jogos Brasileiros Universitários de Rugby. Enquanto isso, no ginásio, caratecas de 26 estados brigam por medalha na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê. Os certames são abertos ao público e contam com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado.

As competições, que tiveram início nesta sexta, se estendem até o sábado (25), com finais que vão até as 20h. Para Gustavo Catalano, superintendente do Santos Dumont, a grande movimentação no parque é de extrema importância para um desenvolvimento ainda maior dos esportes em Pernambuco. “O primeiro ponto é a função que o espaço tem, de não apenas sediar competições, mas de também movimentar todo o entorno, além de fomentar o esporte. Outra coisa é proporcionar aos frequentadores a iniciação esportiva, e ainda por cima em modalidades, como o rugby, que ainda não possuem tanta tradição no Estado”, explicou.

Esta é a terceira etapa do Brasileiro de Karatê, que já passou por Distrito Federal e Amazonas. A competição realizada no Recife é de extrema importância pois garante vaga na grande final do Nacional, após as duas últimas etapas, marcadas para São Paulo e Rondônia, respectivamente. Vale destacar que a modalidade foi incluída no calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), o que a torna ainda mais atraente ao público e no surgimento de novos praticantes.

Para Leonardo da Silva, atleta pernambucano da categoria Sub-16, competir dentro de casa torna a disputa ainda mais interessante. “Estar lutando e vendo meus amigos e a minha família faz toda a diferença. Participar de uma competição no meu Estado me dá um incentivo ainda maior para ir em busca do primeiro lugar”, disse o atleta, que participa pela segunda vez do Brasileiro. No ano passado, na Paraíba, Leonardo ficou com a medalha de prata na categoria Sub-15.

No contraponto, a estreante Laura Scripnick, de oito anos, garantiu preparação intensa para encarar o maior  desafio da carreira até então. “São sete meses e meio de karatê e eu já estou tendo essa oportunidade enorme de estar na seleção pernambucana, participando de um Brasileiro. Vou dar o meu melhor para, com todo o meu esforço, conseguir estar na final e no pódio da competição”, destacou a competidora da classe Sub-8.

No Rugby, 108 atletas, representantes de nove equipes de sete estados, brigam pelo título. Estão na disputa Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Tocantins e Pernambuco. A capital pernambucana conta com apenas um representante, o time da Uninassau. “Por ser uma competição dentro do nosso Estado, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, principalmente por sermos a única equipe pernambucana. Mas é de grande importância para nós estar presente, pois aqui estão as melhores equipes universitárias do País”, destacou Rafael Freire, treinador da equipe.


Tags: Pernambuco PE Esportes Pernambuco Esportes PE Parque e Centro Esportivo Santos Dumont