NOTÍCIAS

Maranhão 10:30, 20 nov 2020 Busca Ativa Escolar para trazer estudantes de volta às atividades escolares

Busca Ativa Escolar para trazer estudantes de volta às atividades escolares

De norte a sul do Maranhão, gestores escolares, professores e estudantes continuam mobilizados na busca de alunos que deixaram de assistir as aulas remotas e de realizar as atividades educacionais, nesse contexto de pandemia, em que as aulas seguem à distância.

Em Timon, na sexta-feira (13), gestores, professores, pais e alunos do Centro de Ensino Dr. João Lula fizeram uma carreata que juntou carros, motos e bicicletas. Usaram um carro de som para chamar a atenção de alunos e pais, e conscientizá-los de que o ano letivo não terminou e que os estudantes precisam continuar estudando, porque ‘Fora da Escola, Não Pode’, como diz o slogan do Busca Ativa 2020.

“Divulgamos nas redes sociais a nossa carreata da busca ativa e conseguimos adesão de professores, alunos e pais de alunos. Percorremos os bairros que envolvem a nossa comunidade escolar. A missão é trazer nossos alunos para as atividades escolares, para que eles não percam o ano letivo. Na busca, nós também entregamos as apostilas que a escola está oferecendo aos alunos que não dispõe de celular, e distribuímos os chips com internet para aqueles que tem celular,  mas, não tem internet suficiente para assistirem às aulas”, explicou o professor Júnior Geo, gestor da escola.

Em Vitorino Freire, Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês, os gestores e professores do Centro de Ensino Rui Barbosa, estão indo aos povoados em busca dos estudantes da zona rural, para que retomem suas atividades escolares.

Também na URE de Santa Inês, equipes do Centro de Ensino Travassos Furtado, em Santa Luzia; do CE Professora Maria Luiza, em Bom Jardim; e do Centro de Ensino Professora Conceição Brenha Raposo, em São João do Caru, caíram em campo para chegar aos alunos faltosos.

Nas buscas, as equipes entregam chips, apostila, em alguns casos kits alimentação e muita conversa para conscientizar os estudantes da importância de retomarem as atividades educacionais e concluírem o ano letivo.

O Busca Ativa é uma iniciativa do Unicef, desenvolvida em parceria com os estados e municípios. Diante do contexto de pandemia, foi necessário um novo olhar para essa estratégia bem-sucedida, que tem como objetivo passar orientações do funcionamento da plataforma na rede pública, para sistematizar as informações e ajudar na reintegração dos estudantes às atividades escolares, com participação mais direta da comunidade escolar nesse processo.


Tags: Maranhão MA Busca ativa Pandemia Aulas Remotas