NOTÍCIAS

Sergipe 15:22, 22 jun 2020 Reunião de pais acontece de forma online

Diretor
Foto:

Cada vez mais os pais participam das atividades não presenciais das escolas de Sergipe

Diante dos novos desafios da educação, mães, pais e responsáveis se adaptam aos novos modelos de participação escolar na vida dos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Nesse sentido, no último sábado, 20, a Escola Estadual Marinalva Alves, localizada no bairro Taiçoca, município de Nossa Senhora do Socorro, realizou a reunião de pais pela plataforma zoom, bastante utilizada para aulas remotas e reuniões entre gestores. 

Com a presença de 72 pessoas, entre mães e pais, a pauta da reunião remota tratou da proposta das atividades escolares não presenciais orientada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc); do planejamento escolar da unidade Marinalva Alves; dos aplicativos que serão utilizados para as aulas remotas, além de utilizar o momento para ouvir dos responsáveis as dificuldades e dúvidas lançadas pelo novo modelo de ensino temporário. 

"Fortalecer o vínculo escolar, prestar atenção nos alunos e dar continuidade ao ritmo de rodas de conversas que geralmente ocorrem na comunidade foram as principais razões pelas quais a reunião remota foi realizada", evidencia o diretor da escola, Dilson Sampaio. De acordo com ele, o encontro foi marcado pela escuta e esclarecimento em relação ao novo modelo de ensino e aprendizagem. “Ouvimos dos pais a questão de ampliar as videoaulas para melhorar o entendimento do aluno com o conteúdo indicado. Ouvimos também alguns elogios sobre a forma de que a escola está trabalhando e recebemos sugestões a respeito do retorno presencial das aulas”, disse.

A primeira reunião remota com mães, pais e responsáveis também contou com a presença da coordenadora de ensino da unidade, Daniele Sobral, que apresentou o planejamento pedagógico, ou seja, como ocorrerão as atividades e a execução de projetos mesmo sem a presença física dos alunos na escola. O primeiro projeto é o concurso de trajes juninos que ocorrerá na próxima terça-feira, 23. “Esse concurso vai movimentar todos os nossos alunos e alunas, no qual eles vão utilizar e apresentar os trajes. O aluno mais caracterizado receberá um prêmio, e nossa intenção é premiar todos”, explica o diretor Dilson. A equipe escolar ainda informa que as reuniões remotas entre pais, mães e responsáveis se repetirá a cada vinte dias. 

Mãe de Lucas Alves, Sileide Alves é uma das mães que participou da reunião remota. Segundo ela, a reunião realizada pela plataforma zoom foi uma excelente maneira de conversar com a equipe escolar sobre a atual situação. Ela conta que o filho está assistindo às videoaulas e tem realizado as atividades sem grandes dificuldades. Já para Gerlanye Silva, outra mãe que também participou do encontro, a rotina diante das mudanças não tem sido novidade, considerando que Gerlanye sempre ensinou as atividades ao filho. Ela busca o material utilizado na própria escola, tira as dúvidas com a coordenadora e ajuda o filho sempre que necessário.


Tags: Sergipe SE ensino remoto