NOTÍCIAS

Roraima 20:07, 17 jan 2020 Carretas chegam a Roraima com quase 4 mil mobiliários para as escolas da rede estadual

Carretas chegam a Roraima com quase 4 mil mobiliários para as escolas da rede estadual

Entre os mobiliários adquiridos, estão 15 mil carteiras, 580 mesas para cadeirantes, 1500 mesas para refeitório e 2500 cadeiras para atender os professores e os setores administrativos

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Secom

Na manhã desta sexta-feira, 17, oito carretas carregadas de mobiliários escolares chegaram a Roraima. O material foi adquirido pelo Governo do Estado por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e vai atender as escolas na Capital, interior e área indígena.

As carretas chegaram pela BR-174, passaram por algumas avenidas da cidade, seguiram para centro da Capital e ficaram expostas na Praça do Garimpeiro em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.

O governador Antonio Denarium, a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, os adjuntos Semaias Alexandre e Aerton Dias, além de gestores escolares e servidores da Seed estiveram no local para conferir a chegada dos materiais.

 “O nosso investimento é para melhorar a estrutura física no ambiente escolar e gerar qualidade de ensino, com resultados pedagógicos satisfatórios, já que os alunos estudarão em carteiras escolares adequadas e confortáveis”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Nessa leva chegaram 2.080 carteiras escolares, 340 mesas para refeitório e 1.550 cadeiras para professor. No total, foram adquiridas com recursos próprios, 15 mil carteiras escolares. Além das carteiras, o Governo também adquiriu 1.500 mesas para refeitório, 580 mesas para atender aos alunos cadeirantes, 2.500 cadeiras para professores e para as dependências administrativas das escolas. O investimento foi na ordem de R$ 6.399.812,20

“Esta é uma ação de grande importância para a Secretaria de Educação. São os nossos alunos, nossos professores e nossa sociedade sendo respeitada”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Os itens mobiliários começaram a chegar na segunda-feira, 06, e estão sendo entregues no Ginásio Hélio Campos, onde serão conferidos, montados e depois distribuídos nas unidades de ensino.

 “Isso é o compromisso do Governo do Estado com a Educação de boa qualidade. Estamos recebendo hoje as carretas com mobiliários para a Educação. Nós temos essa compra com recursos próprios do Governo do Estado e da Secretaria de Educação. Nós próximos meses estaremos comprando mais 40 mil carteiras com recursos de emendas de parlamentares federais”, disse Denarium.

Os gestores que compareceram à ação confirmaram que a chegada dos mobiliários contribuirá para o processo de ensino aprendizagem uma vez que as carteiras escolares são anatômicas, e devem proporcionar mais conforto aos estudantes.

 “As carteiras são mais confortáveis e a gente sabe que hoje o aluno para ter sucesso pedagógico, precisa estar bem, então essas carteiras contribuem direta e efetivamente para isso”, destacou Flávia Coelho, gestora da Escola Euclides da Cunha.

A gestora da Escola Estadual Major Alcides, Ana Ilza, também reconhece a qualidade que essas novas carteiras vai proporcionar aos alunos e professores. “Eu vejo a chegada dessas carretas com bom ânimo. É início de ano, nosso Governo está firme e forte e a Educação está de parabéns. As carteiras são anatômicas, confortáveis e os alunos vão ter mais conforto”, enfatizou.

 ANO LETIVO  2020

Atuando com compromisso e respeito, a gestão da Seed vai proporcionar um início de ano letivo diferente na rede estadual de educação. Além dos mobiliários que estão chegando para equipar as escolas, a Seed está trabalhando para garantir o abastecimento unidades de ensino com os produtos para a merenda escolar.

A previsão é que na próxima semana, o DAE (Departamento de Apoio ao Educando) comece a realizar as rotas de distribuição dos produtos em todas as escolas da rede na Capital e Interior. Além disso, o transporte escolar também estará garantido e o serviço começará a ser prestado assim que iniciar o ano letivo.

Segundo o Calendário Escolar, na capital Boa Vista as aulas começam no dia 30 de janeiro, no interior e comunidades indígenas, os alunos retornam para as salas de aula no dia 27 de janeiro.

Tags: Roraima RR