NOTÍCIAS

Olimpiadas de Matemática 18:11, 11 ago 2017 Piauí: Cerimônia de Premiação da 12ª OBMEP reune 95 medalhistas

O Piauí conquistou 95 medalhas na 12ª OBMEP Premiação OBMEP 2016 Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, comemorou as medalhas conquistadas pelos alunos da rede estadual Governador do Piauí, Wellington Dias, participou da cerimônia de premiação
Foto: Ascom/Raoni Barbosa

Em 2016, o Piauí obteve um resultado recorde , conquistando 11 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas

Aconteceu nesta quinta-feira (10) a Cerimônia de Premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento aconteceu no Espaço Cultural Noé Mendes, da Universidade Federal do Piauí e reuniu 95 medalhistas de todo o Piauí.

Em 2016, o Piauí obteve um resultado recorde na OBMEP, conquistando 11 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas. Deste quantitativo, os alunos da rede estadual conquistaram 42 medalhas, sendo seis ouros, 13 pratas e 23 bronzes.

"É um prazer poder fazer essa justa homenagem aos alunos de mais de 20 municípios do Piauí que se destacaram na matemática, que é uma disciplina que estimula o raciocínio rápido e desenvolve a capacidade do aluno para qualquer área que ele vier a escolher. Estamos trabalhando para melhorar, cada vez mais, a educação no estado e estimular os nossos jovens com olimpíadas como esta é de fundamental importância", destacou o governador Wellington Dias.

Os coordenadores regionais da OBMEP no Piauí, professores doutores Sissy da Silva Souza e Egnilson Miranda de Moura organizaram o evento para homenagear os alunos que conseguiram destaque na olimpíada.

"A OBMEP tem contribuído para estimular o estudo da Matemática, incentivando o ingresso desses jovens nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento. A premiação é uma das partes importantes dessa cadeia motivadora", observa Egnilson Miranda.

A Cerimônia de Premiação teve início às 9:30 e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e do governador Wellington Dias. Os estudantes receberam as medalhas de prata e bronze. Já as de ouro, serão entregues réplicas confeccionadas pela Seduc, pois as originais só serão entregues na cerimônia nacional, que ocorrerá em novembro.

"Só temos que comemorar os 42 medalhistas das nossas escolas estaduais. Isso mostra que a nossa garotada esta realmente interessada no ensino de Matemática", comemorou a secretária Rejane Dias.

A secretária Rejane Dias ressaltou a importância da educação voltada para o ensino da Matemática e para as olimpíadas.

"O Piauí foi um dos destaques da OBMEP 2016, conquistando a 3ª colocação do pais, e queremos estimular mais ainda o ensino da Matemática, que é fundamental, porque Ciências e Tecnologia não se desenvolvem sem Matemática. Por isso, lançamos o Pacto pela Aprendizagem, para estimular mais ainda o ensino da Matemática, capacitando os professores e aumentando a carga horária para que todos tenham mais tempo de trabalhar a disciplina", explicou a secretária.

Eduardo Cardoso, aluno do 2º ano do Ensino Médio Augustinho Brandão, ganhou a medalha de ouro e disse que "desde pequenos nós somos estimulados a participar da OBMEP e outras olimpíadas de conhecimento, tendo por exemplo os outros alunos que já foram ganhadores e, por motivação, as oportunidades que podemos ter no futuro".

Tags: PI Piaui Nordeste Olimpiadas de Matemática