NOTÍCIAS

Amazonas 16:12, 17 jul 2019 CGU e Seduc-AM abrem inscrições para concurso de desenho e redação

CGU e Seduc-AM abrem inscrições para concurso de desenho e redação

Com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, ação visa despertar nos estudantes o interesse por temáticas que envolvam ética e cidadania

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Concurso de Desenho e Redação, uma parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM). Com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, a ação tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse por temáticas que envolvam ética e cidadania. A data limite para entrega dos trabalhos é 23 de agosto.

A disputa é voltada para alunos dos ensinos Fundamental (1 e 2) e Médio. Da 1ª à 5ª série do Ensino Fundamental, os estudantes entram na categoria Desenho. Já do 6º ano ao Ensino Médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os participantes deverão concorrer na categoria Redação, de 20 a 30 linhas.

As unidades de ensino podem participar do Concurso de Desenho e Redação, também, na categoria Escola-Cidadã, com trabalhos do tipo ‘Plano de Mobilização’ – ou seja, que promovem atividades de prática pedagógica para debate do tema no ambiente escolar.

Para o titular da Seduc-AM, Luiz Castro, a parceria com a CGU agrega valores importantes ao processo educativo da rede estadual. “Nossas expectativas são muito positivas, porque é necessário incorporar valores éticos no processo de educação e formação dos futuros cidadãos. Com certeza é uma iniciativa que divulgaremos de forma ampla e incentivando todos a participarem”, afirmou o secretário.

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, Nilton Carlos, a disputa servirá, ainda, para que a Secretaria analise e identifique a maneira com que o aluno se vê inserido na sociedade.

“Por se tratar de um órgão de controle social, é uma oportunidade muito interessante tanto para a gente quanto para os nossos estudantes, pois eles terão a chance de mostrar, por meio do desenho e da redação, qual o seu entendimento por cidadania”, completou Nilton.

Para participar do concurso, é necessário que as escolas interessadas realizem a inscrição eletrônica por meio do sistema disponível no endereço eletrônico http://bit.ly/32iWh5X/. Nele, estão disponíveis o edital e os formulários de realização dos trabalhos.

Premiação – O Concurso de Desenho e Redação premiará os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria, e os respectivos professores orientadores, com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As três instituições que desenvolverem a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas, na categoria Escola-Cidadã, com um notebook e um certificado. O resultado do concurso será divulgado até o dia 29 de novembro.

Concurso – O Concurso de Desenho e Redação da CGU já mobilizou mais de 3 milhões de estudantes em suas dez edições. Em 2018, a disputa teve como tema “Ser honesto é legal!” e contou com a participação de cerca de 610 mil alunos, 21 mil professores e 3 mil instituições de ensino.

FOTO: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM


Tags: Amazonas AM CGU