NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 12:29, 26 jun 2019 Colégio Estadual de Barra Mansa implanta laboratório de robótica

Divulgação
Foto: Divulgação

A proposta tem como objetivos possibilitar que os estudantes coloquem em prática os ensinamentos de Matemática e Física e estimular o envolvimento com o universo das Ciências Exatas.

Estudantes do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, no município de Barra Mansa, Região do Médio Paraíba, no Rio de Janeiro, iniciaram aulas de robótica. As atividades começaram neste mês e têm como objetivos possibilitar que os estudantes coloquem em prática os ensinamentos de Matemática e Física e estimular o envolvimento com o universo das Ciências Exatas.

A proposta surgiu após conversas entre professores e a direção da escola. A ideia foi aprovada e o colégio adquiriu kits educacionais de robótica, notebooks e reformulou o laboratório de informática. Docentes das disciplinas de Matemática e Física fizeram cursos de capacitação e iniciaram as atividades.

Segundo a diretora do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Sandra Emília Botelho, cerca de 40 alunos participam das aulas,  que permitem que os jovens tenham uma visão ampla do conteúdo da área de Ciências Exatas.

– É um projeto piloto com uma proposta pedagógica para desenvolver o conteúdo de Matemática e Física por meio da robótica. Durante as aulas, os alunos são divididos em grupos de quatro, o que também contribui para o espírito de equipe e integração entre eles – disse a diretora.

O secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, acrescenta que atividades inovadoras que estimulam o ensino das Ciências Exatas são boas alternativas de envolver o aluno e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

– A robótica tem sido um campo cada vez experimentado por professores da rede estadual. É um universo que envolve os alunos e permite tornar as aulas dinâmicas e interativas, além do fato que de os estudantes desenvolvem muitas ideias para explorar esse campo e os recursos tecnológicos – declara Pedro Fernandes.

Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro