NOTÍCIAS

Tocantins 11:37, 3 mar 2021 Colégio Estadual São José inicia o plantio de milho do projeto Ciências no Campo

Diretor José Antônio ressaltou que a escola observou os protocolos de biossegurança O estudante Arthur e o professor Júlio César destacam a importância de participarem dessa iniciativa Produtos da horta são doados para mãe de alunos Professores e equipe gestora plantaram o milho e o feijão do projeto Ciências do Campo O projeto de plantio da escola é desenvolvido de forma interdisciplinar
Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Como os alunos estão estudando de forma remota, este ano, os professores foram os protagonistas do plantio do milho

Josélia de Lima /Governo do Tocantins

Dando prosseguimento a um projeto de grande relevância desenvolvido pela equipe do Colégio Estadual São José - o Ciências no Campo, a escola promoveu uma ação para a preparação do terreno e para o plantio de milho e feijão. Como os estudantes estão participando das aulas de forma remota, desta vez, quem participou do plantio foram os professores e equipe gestora da escola. 

O professor Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos, que leciona química e um dos idealizadores do projeto, explicou a importância dessa ação para o ensino e a aprendizagem. “Os alunos não estiveram presentes nesta ação devido o momento que estamos enfrentando por causa da pandemia, mas por meio das redes sociais, vamos informando a eles todas as etapas do crescimento e produção. E, futuramente, eles irão pesquisar sobre as culturas do milho e do feijão e elaborar relatórios. Com isso, eles vão compreender o processo de produção e conhecer a importância do agronegócio para o país”, ressaltou.

Esse projeto de Ciências do Campo é realizado na escola desde 2016 e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Palmas, que contribuiu com a aração da terra e preparação do solo.

O estudante do 2º ano do ensino médio, Arthur Michel Ferreira de Castro, foi à escola conhecer o projeto Ciências no Campo. “Com essa plantação, poderemos aprender muitas coisas, sobre o cuidado com a terra, sobre as etapas da produção, a comercialização, os investimentos na área do agronegócio, entre outros assuntos. E alguns alunos podem vir à escola, observar melhor como está acontecendo o desenvolvimento do milho e do feijão”, frisou o estudante.

Horta Escolar

Mesmo sem estudantes na escola, a equipe gestora prezou pela manutenção da horta escolar, que tem o objetivo principal de melhorar a qualidade da alimentação escolar.

Na horta, são cultivados produtos como couve, alface, cebolinha, coentro e outros temperos, que estão sendo doados para servidores e famílias de alunos.

O diretor José Antônio Gama lembrou que as ações de plantio do milho e feijão e de revitalização da horta escolar estão sendo realizadas com os cuidados que o momento exige. “Trabalhamos com escala de servidores, observamos os protocolos de biossegurança do Governo do Estado. Acreditamos que a vida prossegue e estamos realizando as ações com responsabilidade e, principalmente, cuidando das pessoas”, comentou.

Neste ano, a escola conta com o professor Júlio César Rocha, que atua na Coordenação Financeira, que também está contribuindo para o sucesso do projeto.


Tags: Tocantins Projetos TO horta escolar Seduc TO Colégio Estadual São José