NOTÍCIAS

Roraima 12:27, 7 jun 2021 Começa vacinação de professores contra a Covid-19

Começa vacinação de professores contra a Covid-19

Começou no Feriado de Corpus Christi, no dia 03 de junho, a vacinação contra a covid-19 para os professores das redes pública e privada em Roraima. A imunização iniciou pelo público da Capital Boa Vista. 

Nesta primeira etapa, estão sendo vacinados professores de 50 a 59 anos. Em ordem descrente, docentes de outras faixas etárias serão inseridos no prosseguimento da campanha, que também inclui servidores de setores administrativos.

No momento da vacinação, é necessário apresentar comprovação de vínculo do professor, que pode ser contracheque, crachá, declaração emitida pela escola, além de documento oficial com foto. Devem ser levados originais e cópias da documentação exigida, pois a cópia ficar retida.

Conforme a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), serão vacinados, nesta primeira etapa, 4.932 professores e, na segunda etapa, 2.268 profissionais que atuam na área administrativa da Educação em todo o Estado. A maioria desses profissionais trabalha em Boa Vista, onde serão vacinados 3.441 professores e 1.810 técnicos de setores administrativos. "Professores e demais profissionais da educação terão de acompanhar os calendários de vacinação das prefeituras, que são as responsáveis pela aplicação das doses", enfatizou o governador Antonio Denarium.

Atento ao calendário, o professor Valdemar Tiburtino, de 54 anos, que leciona há 25 anos e trabalha na Escola Estadual Professor Severino Cavalcante e em uma unidade particular de ensino, esteve na manhã desta quinta-feira, no Terminal Luiz Canuto Chaves, um dos postos de vacinação contra a covid-19 em Boa Vista, e foi vacinado com a primeira dose. 

“Um alívio receber essa primeira dose, porque vivemos uma aflição grande. Quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor a possibilidade de acometimento pela doença. Vivemos um momento atípico, nunca imaginamos que passaríamos por isso. Queremos voltar para a sala de aula, mas precisamos aguardar o momento certo para retornar ao trabalho presencial”, enfatizou.

Com 30 anos de exercício profissional, o professor Benone Costa Filho, de 54 anos, também foi vacinado.  Ele trabalha na DFIC (Divisão de Fortalecimento do Currículo), da Seed, acompanhando atividades de várias escolas do interior, e também na Escola Estadual Olavo Brasil em Boa Vista.

Além de ressaltar a importância da vacinação e o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para a vacina chegar a todas as regiões de Roraima, ele frisou a necessidade de manutenção das regras sanitárias para evitar a propagação da covid-19. “Ficamos muito felizes, porque estamos diante de uma pandemia e sabemos que o único mecanismo para resolver isso é a vacina, e ela está chegando. O Governo está empenhado em trazer a vacina para imunizar toda a população. Enquanto isso, a gente vai colocar a primeira dose no braço e continuar tendo os mesmos cuidados, usando máscara, lavando as mãos e utilizando álcool 70% para higienização”, afirmou. 

Além dos professores, nos pontos de vacinação da capital, prossegue a imunização, primeira e segunda dose, para pessoas com comorbidades e idosos. Também estão sendo vacinados os aeroportuários, cuja imunização está sendo feita exclusivamente na Coordenação Municipal de Vacinação, localizada na Rua Eurides Vasconcelos Rodrigues, no bairro Jardim Floresta.

Tags: Roraima RR