NOTÍCIAS

Atividades remotas 11:53, 3 mar 2021 Como Santa Catarina planeja implementar o Núcleo de Atendimento Remoto

Foto:

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está concluindo a implementação do Núcleo de Atendimento Remoto para o início das atividades a partir da próxima segunda-feira, 8. Esses núcleos estão vinculados a 54 Escolas Polo nas regionais de educação no modelo de ensino 100% remoto, incluindo alunos de várias unidades e inclui os estudantes do grupo de risco ou que optaram pelas aulas remotas.

A primeira ação é iniciar a partir desta quarta-feira, 3, uma série de reuniões técnicas para capacitar os coordenadores das Escolas Polo para apresentar os objetivos pedagógicos e operacionais. O modelo consiste na adaptação do plano de ensino para elaboração de atividades lecionadas pelas ferramentas do Google Sala de Aula e por atividades impressas dirigidas pelos professores, como feito em 2020.

Para a primeira semana dos alunos das Escolas Polo, a SED planejou atividades de acolhimento e integração, além de oficinas com foco no uso das tecnologias educacionais, orientações, cuidados sanitários, funcionamento da escola polo, contação de histórias e roteiro de atividades das áreas de conhecimento.

Estão sendo contratados ACTs para essa modalidade com objetivo de não sobrecarregar os professores titulares das turmas. Na próxima semana, esses professores participarão de uma capacitação com foco nas tecnologias educacionais, no planejamento, no processo de avaliação e nas metodologias de ensino-aprendizagem, considerando a continuidade do ano letivo de 2020 em uma perspectiva de atividades escolares não presenciais.

Para finalizar de forma rápida os cadastros dos alunos na plataforma do Google Sala de Aula, que será utilizada durante as atividades remotas ao longo do ano, a SED está reforçando as reuniões de alinhamento com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Na pauta também está a implementação da internet patrocinada, que teve os contratos assinados e está em fase de ajuste do aplicativo.

Contratação de professores para as aulas presenciais

Para preservar os professores do grupo de risco, que atuarão de forma remota, a SED concluiu a primeira chamada do processo seletivo de contratação de ACTs para ministrar aulas no modelo presencial. Houve a disponibilização de milhares de vagas e a participação de 15 mil professores no processo seletivo.

Houve a necessidade de fazer o reprocessamento da primeira chamada, cuja listagem está disponível para consulta no site da SED, em função de uma inconsistência verificada na ocupação de vagas. Para não prejudicar os professores que estavam sendo contratados, houve o adiamento da segunda chamada para esta semana, de forma que os docentes que ficaram sem a vaga na reclassificação podem participar novamente do processo seletivo.

Nesta segunda chamada, que disponibiliza mais 8,8 mil vagas, os candidatos podem alterar a carga horária ou escolher uma nova vaga até 23h59 do dia 03/03. A classificação será processada no dia 04 e a expectativa é que o resultado final seja publicado no dia 05/03.

Mais professores em sala de aula

Os professores selecionados pela reclassificação devem se apresentar às escolas até esta terça-feira, 2, para iniciar os trabalhos presenciais ao longo dos próximos dias. A maioria atuará no modelo misto, com alternância dos grupos que frequentam a sala de aula. Enquanto um grupo frequenta o “Tempo Escola”, o outro estará no “Tempo Casa” e se alternam na semana seguinte. No Tempo Casa, os alunos farão as tarefas de casa passadas pelos professores no Tempo Escola.

Até o momento, 253 escolas da rede estadual, cerca de 25%, estão com aulas no modelo 100% remoto por decretos municipais que limitam as atividades presenciais. A SED respeita a decisão dos municípios e mantém o atendimento presencial para que os alunos tenham mais uma alternativa de aprendizagem, além de cumprir a Lei 18.032, que institui as aulas presenciais como serviço essencial.

Tags: SC Atividades remotas AtividadesRemotas #NúcleoDeAtendimentoRemoto