NOTÍCIAS

Documento 17:00, 28 ago 2017 Consed e Undime lançam Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular

Foto:

Para que as aprendizagens propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de fato cheguem às salas de aula, sua implementação precisa ser planejada, com o envolvimento de todos da rede

Para que as aprendizagens propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de fato cheguem às salas de aula, sua implementação precisa ser planejada, com o envolvimento de todos da rede. Pensando numa maneira de apoiar os gestores municipais e estaduais na preparação do terreno para a implementação, o Consed e a Undime lançam o Guia de Implementação da BNCC.

O documento traz orientações práticas e sugestões de planos de ação, que buscam responder a dúvidas e apoiar os trabalhos que envolvem questões como: por onde começar e como organizar o processo, quem envolver, como comunicar.

Para elaboração do guia, um grupo de trabalho composto por técnicos indicados pelas duas instituições conduziu a produção dos materiais, com o apoio técnico do Movimento pela Base e da Comunidade Educativa Cedac. Durante a produção, uma equipe formada por 53 coordenadores estaduais da BNCC – um representante da Undime e um do Consed por estado – avaliou a estrutura do Guia e contribuiu para a sua construção.

O trabalho em conjunto na elaboração deste Guia mostra a relevância de unir esforços também no processo de implementação nas redes: articular um regime de colaboração é um dos primeiros passos recomendados pelo Guia. Juntos, municípios e estados, ganham potencial técnico e pedagógico para planejar, acompanhar e executar as ações de implementação.

Clique aqui e conheça o Guia de Implementação da BNCC.


Tags: Consed Portal MG BNCC Base Nacional Comum Curricular Guia de Implementação Documento