NOTÍCIAS

Ensino Médio 16:33, 5 out 2016 Consed participa de audiência pública sobre ensino médio na Câmara dos Deputados

Foto:

A reformulação do Ensino Médio foi tema de Audiência Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 4. O diretor Institucional do Conselho,  Antônio Neto, e o secretário de Estado de Pernambuco,  Frederico Amâncio, participaram das duas mesas de discussão que foram realizadas.

O diretor Institucional do Conselho,  Antônio Neto, enfatizou que a juventude não é apenas uma só, por isso é preciso atender a todos os anseios. "Hoje o aluno encontra a escola pronta sem poder escolher. Precisamos saber o que é essencial para o jovem e organizar-se, pois a juventude vai precisar de uma escola diferente", defende.

Durante as mesas foram levantadas diferente questões. A necessidade da flexibilidade com diferentes modelos para os alunos escolherem e o ensino médio integral, contemplado no Plano Nacional de Educação  (PNE) e que fará a educação avançar, estiveram em destaque.

Para a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, é preciso mudar agora. "Os números do Ideb e do Enem, apresentados hoje, revelam a importância e a urgência de fazer a mudança. Precisamos de novos modelos e novas possibilidades para os nossos jovens", explica.

A valorização da educação profissional também foi evidenciada pelo diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria  (CNI), Rafael Lucchesi. "89% dos brasileiros acreditam que o Brasil precisa oferecer mais cursos de ensino médio que também ensinem uma profissão. A escolha é o caminho mais curto para a inserção com qualidade no mercado de trabalho", afirma.

"Se todos os países estão avançando por que o Brasil vai ficar parado. Nosso ensino médio não atende mais a necessidade dos nossos jovens e é  importante avançarmos, colocando o estudante no centro das atenções", destaca o secretário de Estado de Pernambuco,  Frederico Amâncio.

O Consed entende a importância da discussão para isso, está organizando seminários para ouvir os alunos e professores com o intuito de contribuir com a construção dos novos modelos de ensino médio.

Mesas de debate

Na primeira mesa participaram o diretor Institucional do Conselho, Antônio Neto, a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria  (CNI), Rafael Lucchesi, o coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares,  Amábile Pacios.

Na segunda mesa estiveram presentes o secretário de Estado de Pernambuco,  o Frederico Amâncio,  a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Teresa Pontual, o pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Simon Schwartzman, e a secretária Geral da Confederação Nacional dos Trabalhores em Educação (CNTE), Marta Vanelli.

A sessão ordinária da Comissão de Educação para discutir a reformulação do ensino médio foi proposta pelos deputados Lobbe Neto (PSDB/SP) e Izalci (PSDB/DF).


Tags: Consed Ensino Médio Currículo Portal