NOTÍCIAS

credenciamento cívico-militares 12:34, 20 jan 2021 Credenciamento de Diretor Cívico-Militar e Monitor Cívico-Militar é prorrogado até 29 de janeiro

Credenciamento de Diretor Cívico-Militar e Monitor Cívico-Militar é prorrogado até 29 de janeiro

Foi prorrogado o período de credenciamento para Diretor Cívico-Militar e Monitor Cívico-Militar dos Colégios Cívico-Militares do Paraná. Os interessados têm até o dia 29 de janeiro de 2021 para se inscrever no processo seletivo. São 806 vagas destinadas ao Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV), e podem participar do credenciamento os policiais militares que tenham entrado para a reserva remunerada até 31 de dezembro de 2020.

Para se inscrever, é necessário que os interessados procurem o Setor de Pessoal das unidades da Polícia Militar, nas regiões do estado que vão receber colégios do Programa. Também é necessária a apresentação do RG, formulário de dados biográficos já preenchido, uma declaração de próprio punho que o candidato não exerce cargo público, e a data da Reserva Remunerada no Diário Oficial. 

Podem concorrer à vaga de Diretor Cívico-Militar os militares da reserva com posto entre 3° sargento e Coronel, e entre soldado de 1° classe e subtenente para os interessados na função de Monitor Cívico-Militar. O processo seletivo ainda inclui exames de aptidão e capacidade física, investigação da vida funcional e social, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em http://www.seguranca.pr.gov.br/edital-CMEIV

COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES — Em 2020, 199 colégios da rede estadual aprovaram a adoção do modelo cívico-militar - decisão tomada após consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais de estudantes das escolas. Com o novo modelo, os alunos terão aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, com ênfase no estudo de leis e cidadania. Os alunos do Ensino Médio também terão aulas de Educação Financeira.

A gestão dos colégios será compartilhada entre o diretor civil e o militar. O primeiro permanece encarregado das questões pedagógicas e o outro é responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares. O programa é o maior do País na área, com investimento de cerca de R$80 milhões.


Tags: PR credenciamento cívico-militares