NOTÍCIAS

No Amapá 09:03, 7 out 2020 Criança Alfabetizada: governo oferece seminário sobre avaliações externas para educadores

Criança Alfabetizada: governo oferece seminário sobre avaliações externas para educadores

A intenção é analisar e trabalhar os dados das avaliações realizadas em 2019 nos ensinos básico e fundamental 2.

Por Valdeí Balieiro 


O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realiza o segundo  Seminário para Secretarias Municípiais de Educação que participam do Programa Criança Alfabetizada. O evento aconteceu, de forma on-line nesta terça-feira, 06, e abordou o tema “Resultados das Avaliações Externas como ferramenta de Gestão”

Participaram Secretários (a) Municipais de Educação, Equipe Técnica e Pedagógica das SMEs e SEED, além de Geos Educacionais e Equipe de Gerências, Articuladores, Coordenadores e formadores do Programa Criança Alfabetizada.

Segundo a coordenação do programa Criança Alfabetizada, a iniciativa busca o  fortalecimento da análise dos resultados  das avaliações externas dentro das escolas, com vistas ao planejamento de planos de intervenções para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

"A mobilização para análise das evidências educacionais, apontadas nos resultados das avaliações externas, possibilita reflexão da prática docente,  revisão de planejamento e elaboração de planos de intervenções pedagógicas. Essas ações estão alinhadas com a divulgação recente dos resultados de duas avaliações fundamentais para a gestão educacional”, pontuou Cláudia Silva, coordenadora do programa Criança Alfabetizada.

As avaliações que renderam dados à Seed foram realizadas, em 2019, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SisPAEAP), a nível estadual e com foco no 2º ano do Ensino Fundamental, e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a nível nacional.

O seminário ficou dividido em dois momentos. No primeiro, a palestrante, Ana Paula Pequeno Matos, orientadora da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico (Ceade), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, abordou o tema sobre a análise dos dados.

No segundo momento, os seminaristas passaram a compartilhar planos de ação entre as redes estadual e municipais, para análise dos resultados e índices apresentados nas avaliações junto as unidades de ensino. 

Ao longo dos meses de agosto e setembro, a coordenação do Programa Criança Alfabetizada se reuniu individualmente com os 16 municípios para apresentar, interpretar e discutir os dados do SisPAEAP 2019.


Tags: Amapá AP Avaliação Nacional da Alfabetização Seminário Avaliação da Educação Básica Programa Criança Alfabetizada No Amapá