NOTÍCIAS

Cultura 16:04, 11 out 2016 Cultura Afro-Brasileira e Africana é apresentada na Escola Estadual de Palmeirópolis durante edição do projeto Vamos Ler

A Escola Estadual Carolina Corsino Maciel Barbosa de Palmeirópolis, a 420 Km de Palmas,  realizou no sábado, 08, mais uma edição do Projeto de Leitura Vamos Ler. A Escola Estadual Carolina Corsino Maciel Barbosa de Palmeirópolis, a 420 Km de Palmas,  realizou no sábado, 08, mais uma edição do Projeto de Leitura Vamos Ler. A Escola Estadual Carolina Corsino Maciel Barbosa de Palmeirópolis, a 420 Km de Palmas,  realizou no sábado, 08, mais uma edição do Projeto de Leitura Vamos Ler. A Escola Estadual Carolina Corsino Maciel Barbosa de Palmeirópolis, a 420 Km de Palmas,  realizou no sábado, 08, mais uma edição do Projeto de Leitura Vamos Ler.
Foto: Divulgação / Seduc Tocantins

Com o tema: Cultura Afro-Brasileira e Africana, o evento contou com a participação da comunidade escolar, bem como a sociedade em geral, para prestigiaram o projeto

Leila Novais / Governo do Tocantins

A Escola Estadual Carolina Corsino Maciel Barbosa de Palmeirópolis, a 420 Km de Palmas,  realizou no sábado, 08, mais uma edição do Projeto de Leitura Vamos Ler.

Com o tema: Cultura Afro-Brasileira e Africana, o evento contou com a participação da comunidade escolar, professores, gestores e alunos, bem como a sociedade em geral, para prestigiaram o projeto.

A diretora da Escola Estadual, Rosimeire Maria Marques, ressaltou a importância da leitura e do projeto no calendário escolar que, segundo ela, “auxilia no processo de aprendizagem do aluno”. Com o apoio dos professores, os alunos dos 4º e 5° anos do ensino fundamental explicaram de forma didática aos participantes o conceito de quilombo, elaboraram vídeos que foram apresentados no evento.

Os vídeos retratavam a cultura afro-brasileira, e foram exibidas as histórias de Zumbi dos Palmares, o surgimento da capoeira e como se tornou tradição cultural, a dança do quilombo, além de um musical apresentado e coreografado pelos alunos sobre o Canto das Três Raças, apresentação de roda de capoeira e a dança dos escravos. Maquetes dos quilombos, pinturas em telhas, máscaras africanas e artesanato em barro retrataram a história cultural dos países.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos da Escola, Solomita Pereira, “a participação dos alunos foi significativa, pois eles se empenharam e fizeram o melhor com muita alegria e entusiasmo”.

Já a coordenadora pedagógica Maria de Fátima ressaltou a felicidade dos participantes em prestigiar as atividades produzidas pelos alunos da escola, que foram elaboradas com muito esforço, o que resultou em beleza e qualidade das ações executadas”, concluiu.



Tags: TO Cultura Palmeirópolis Escola Estadual Carolina Corsino Maciel Barbosa