NOTÍCIAS

Sergipe 12:29, 2 jul 2020 Currículo de Sergipe: Cursos estão disponíveis online para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Foto:

A capacitação também se estende aos técnicos das redes de ensino, bem como os formadores, gestores e coordenadores escolares

O Programa Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a coordenação do Currículo de Sergipe, representada por servidores da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Sergipe, (Undime), disponibiliza novas turmas do curso a distância direcionado aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, gestores e coordenadores escolares e formadores. Para inscrever-se, o interessado deve acessar o endereço eletrônico: capacitacao.seduc.se.gov.br e seguir as etapas de cadastro. O sistema ficará aberto até o dia 30 de julho.

No portal, o cursista deve assinalar a opção conforme sua etapa. Para as equipes de formação das redes de ensino está disponível o curso “Formação de Formadores: Do Currículo à Sala de Aula”, capacitação dividida entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, com certificado de 80h cada. Já para os professores, coordenadores ou diretores podem se inscrever na “Formação de Professores: Do Currículo à Sala de Aula”, também divido entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, com certificação de 42h, cada turma.

Além disso, a equipe do ProBNCC oferta ainda novas turmas para o curso “Como Elaborar o Projeto Político Pedagógico (PPP) à Luz do Currículo de Sergipe”. Com certificado de 40h. A capacitação é voltada para todos professores e gestores escolares das redes estadual e municipais do estado de Sergipe. O material de apoio e estudo foi elaborado com base no Descritivo do Conselho Estadual de Educação, documento que tem servido de referência na temática.

Para a professora Ana Lúcia Lima da Rocha, coordenadora estadual do Currículo de Sergipe - Consed e diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), a disponibilização dos cursos de formação de professores e formadores nos temas do Currículo de Sergipe e da BNCC fazem parte de uma estratégia de âmbito nacional que visa capacitar os docentes sergipanos a planejar e realizar aulas alinhadas a esses novos documentos. Para tanto, novas turmas foram abertas a fim de ampliar o acesso ao conteúdo específico. “Acredito que este seja um processo contínuo para o desenvolvimento educacional”, frisou.

De acordo com o coordenador estadual do Currículo de Sergipe - Undime, professor Rogério Tenório, os cursos online representam um movimento de constante aprendizado entre os envolvidos. “Nós temos muito orgulho do nosso Currículo Sergipano, construído coletivamente sob a perspectiva da nossa cultura local. Porém, nossa intenção é que ele se solidifique no chão da escola, auxiliando os professores a repensarem suas práticas pedagógicas e ampliarem sua bagagem didática. Em tempos tão instáveis como esses que vivemos, precisamos nos reinventar e com certeza o currículo vai ser um dos suportes para essa nova sala de aula. Por isso, convido a todos a acessarem o Moodle e a fazerem o curso”, concluiu.


Tags: Sergipe SE BNCC