NOTÍCIAS

Sergipe 17:52, 12 ago 2020 Dia do Estudante: escolas da rede estadual celebram a data com ações motivacionais e de protagonismo

Foto:

Em um ano letivo atípico, a saudade é um sentimento que fez aflorar muitas emoções entre as comunidades estudantis, professores e gestores, que cumprem o isolamento social em casa.

Em um ano letivo atípico, a saudade é um sentimento que fez aflorar muitas emoções entre as comunidades estudantis, professores e gestores, que cumprem o isolamento social em casa. Nos últimos meses, muito tem sido feito para amenizar o distanciamento físico, com as aulas não presenciais, projetos interdisciplinares, concursos, lives e atividades comemorativas. Para o Dia do Estudante, em 11 de agosto, nada poderia ser diferente. As unidades de ensino mantiveram suas celebrações com projetos motivacionais, para apoiar os estudantes neste momento de pandemia, produziram vídeos nas redes sociais e realizaram ações para potencializar o protagonismo do aluno.

A Escola Estadual Zeca Pereira, localizada no povoado Betume, em Neópolis, promoveu um momento especial para comemorar o Dia do Estudante. Com o intuito de motivá-los neste momento de pandemia, respeitando as medidas sanitárias, a equipe gestora presenteou os alunos com uma caixinha dos sonhos, resultado do trabalho escolar desenvolvido pela professora de português, Katiane Silva Santos, que trabalhou o tema "Qual seu Sonho enquanto Estudante?".

De acordo com a gestora da unidade, professora Eva Fortes, durante a produção, que ocorreu nas aulas não presenciais, os alunos do 6° ao 9º ano desenvolveram diversos gêneros de textos: mensagens, poemas e cordel. “Os alunos mostraram suas impressões sobre o que é ser estudante, seus sonhos, sobretudo, seus anseios e emoções”, explicou.

“Nossos estudantes são de uma comunidade carente com muitas dificuldades, e neste momento de pandemia estamos nos esforçando para manter o vínculo, seja nos grupos de whatsapp, ou visitando as famílias. Com isso, pensamos em prestar uma singela homenagem aos nossos estudantes;mostrar que estamos aqui pensando neles, mesmo que eles não estejam vindo à escola”, disse Eva Fortes.

Com saudade da rotina de estudos na escola, a aluna Annyfer Marcely Santos da Silva, do 8º ano, aguarda ansiosamente o retorno das aulas presenciais. “Não vejo a hora de voltar para a escola”, declarou. O mesmo sentimento de saudade é compartilhado pela aluna Adrielle Reis Santos da Silva, do 6° ano: “A escola é muito mais que um lugar; é parte de quem eu sou. Todos sairemos da escola, mas por onde quer que estejamos, ela sempre estará dentro de nós”, expressou a jovem estudante.

Colégio Estadual John Kennedy

O Colégio Estadual John Kennedy, unidade escolar situada no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, que oferta o ensino médio em tempo integral, também fez questão de lembrar a data com muitas ações. Durante uma conferência na plataforma Google Meet, a escola promoveu o projeto “A Emoção de Ser Estudante”. O evento contou com a participação de estudantes matriculados nas turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Tempo Integral, além de professores, servidores e convidados.

Na programação, vários artistas locais deram a sua contribuição, a exemplo de Adielson Silva Ramos, Gil Carlos, Jair Almeida, Carlos Mendonça Muskito, Lene Hall. Além destes, os professores Wesley Ferreira e José Wesley cantaram em homenagem aos seus alunos. Os estudantes Kauã Martins e Rodrigo Satoshi também realizaram apresentações musicais.

Segundo a professora Ivanise Gomes de Jesus, diretora da unidade, a live representou o abraço a cada um dos estudantes que, durante este período de suspensão das atividades presenciais, permanecem presentes, participando das atividades escolares não presenciais. ”O dia 11 de agosto foi um momento muito especial para a nossa escola, pois nossos estudantes e sua formação constituem o que há de mais importante em nosso trabalho. A escola desempenha um papel crucial na concretização do projeto de vida desses jovens”, enfatizou.

Já a coordenadora pedagógica Mônica Marques, responsável pela coordenação da transmissão, relatou que o evento comemorativo foi pensado como forma de atrair os alunos para as atividades não presenciais e ao mesmo tempo homenagear os estudantes no seu dia. “Só que não poderia ser um simples evento; teria de ter arte, cultura, depoimentos de vida, conselhos, conhecimentos e interdisciplinaridade. Para isso, idealizamos um projeto intitulado: "A emoção de ser estudante”, pontuou.

“Houve um mix de sentimentos no ar com saudades, alegria, diversão, comprometimento, profissionalismo e união de todos da escola em prol desse projeto. Para tanto contamos com as participações especiais de cantores e músicos de Sergipe, ator e cantora conhecidos nacionalmente. Além de tudo isso, como não poderia faltar, tivemos apresentação de nossos estudantes e de professores cantando e tocando”, concluiu Mônica Marques.


Tags: Sergipe SE Dia do Estudante