NOTÍCIAS

Bahia 18:09, 26 fev 2021 Diálogo sobre cenários e perspectivas da Ciência na Bahia encerra atividades da SEC em homenagem às mulheres e meninas científicas

Diálogo sobre cenários e perspectivas da Ciência na Bahia encerra atividades da SEC em homenagem às mulheres e meninas científicas

A programação de atividades on-line, entre as quais mesas temáticas e minicursos, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) durante o mês em alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11/2), foi encerrada nesta sexta-feira (26), com a live “Cientistas da Bahia: cenários e perspectivas”. Com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Educação Bahia, o encontro pode ser conferido pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=WjCTI555VMc. 

A diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, representando o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância das discussões voltadas à presença das mulheres e meninas na Ciência. “É uma alegria muito grande estar presente nesta atividade coletiva e de forte representação feminina. No meu tempo de escola, a gente nunca estudava mulheres científica e esta é uma luta para garantir o direito de todas as mulheres a serem o que elas quiserem ser, seja nas Ciências ou em outra área de conhecimento, é antiga. E aqui temos que parabenizar este lindo trabalho de incentivo das mulheres e das meninas na Ciência”.

A diretora de Educação Superior da SEC, Ivanilda Amado, faz um balanço sobre a programação realizada durante o mês pela Secretaria da Educação, com destaque para as ações desenvolvidas por meio do Ciência na Escola, programa que estimula o fazer ciência na Educação Básica.  “O Dia das Mulheres e Meninas na Ciência dialoga com um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. "Estamos felizes com a participação dos estudantes e professores. Houve uma participação ativa nas mesas e nos minicursos, o que é um sinal de que estamos todos conectados e comprometidos com a popularização da Ciência".

Mediada pela estudante egressa da rede estadual, Thayná Almeida, atualmente aluna de Direito da UFBA, a conferência de encerramento “A importância das mulheres na produção científica na Educação Básica no Brasil” contou com as participações das pesquisadoras Roseli Lopes (USP-LSI-TEC) e Eliade Lima (UNIPAMPA) e das estudantes Catarina Xavier, Joice Brito e Melissa Macedo, que contaram as suas experiências escolares com a Ciência. 

Articulada pela Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, a live de encerramento teve as participações, ainda, das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; e de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Fabya Reis; e a diretora de Políticas e Programas da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI), Sahada Luedy.


Tags: Bahia BA Ciências Mulher