NOTÍCIAS

Caminhada 15:52, 12 nov 2019 E.E Vilmar Vieira Matos realiza, pelo quarto ano consecutivo, “Caminhada da Paz”

E.E Vilmar Vieira Matos realiza, pelo quarto ano consecutivo, “Caminhada da Paz”

Atitudes reflexivas sobre os valores necessários, como colaboração, amizade, sensibilidade, respeito, tolerância com a diferença de gênero e a paz mundial, foram enfatizados.

Campo Grande (MS) - Desde 2016, a Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, realiza a “Caminhada pela Paz”, a ideia surgiu como uma ação da XIII Arte Integrada e Valorizada (ARTIV), juntamente com as atividades da Feira Cultural da instituição, com o intuito de conscientizar os alunos da importância da cultura e da paz na escola para que possamos viver em harmonia.

Nesse sentido, de acordo com a diretora Odália Amaro Dorneles, o objetivo do evento é de priorizar e cultivar atitudes reflexivas sobre os valores necessários à sociedade que queremos, “como: colaboração, amizade, sensibilidade, respeito, tolerância com a diferença de gênero e a paz mundial”, enfatiza.

Diante disso, estudantes, pais e professores da EE Vilmar Vieira Matos participaram da IV “Caminhada da Paz”, este ano o lema foi: “Se todos derem as mãos, quem sacará as armas?”, onde todos, na manhã do dia 5 de novembro, com faixas e camisetas brancas participaram da caminhada nas ruas de Dourados. O evento integra as atividades e ações do Projeto da XVI ARTIV – 2019, juntamente com a gestão da unidade escolar e comunidade em geral.

Durante o trajeto foram realizadas paradas para “lembrar a sociedade” que a paz é sinônimo de segurança nas ruas e nos lares, sinal de maturidade, de boa convivência e decisões mútuas. Dessa forma, essas ações proclamam o fim da violência e pede espaço para a tranquilidade, para a segurança, para a confiabilidade, para o respeito coletivo, para a não exclusão e a paz na humanidade.

A Escola Estadual Vilmar Vieira Matos contou com o apoio dos agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (AGETRAN), dos agentes da Guarda Municipal e da colaboração do SIMTED, que acompanharam durante o percurso pelas ruas do bairro Jd. Rasselene Água Boa, com a saída pela Rua Etalívio Souza Pael, passando pela Rua Adelina Rigotti, Rua Manoel Rasselem, Rua Leônidas Além, Frei Antônio, Alameda dos Rubis.

Com a chegada ao Parque Rego D’ Água, aconteceu uma concentração com a participação da Escola Municipal Loidi Bomfim, que, também, com estudantes e professores se integraram à “Caminhada da Paz”, com apresentação da Fanfarra, declamação de poesias e cânticos sobre a paz, com a participação da Igreja Batista Boas Novas.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Caminhada