NOTÍCIAS

Pernambuco 14:52, 24 jul 2019 Educação de Jovens e Adultos: formação continuada para corpo docente

Foto:

Ação, que aconteceu nesta terça-feira (23), movimentou as mais de 500 unidades que ofertam a modalidade de ensino

Com o início do segundo semestre letivo da Rede Estadual marcado para esta quarta-feira (24), a Secretaria de Educação e Esportes, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, realizou, nesta terça (23), uma formação continuada para todos o corpo docente da rede. Durante o encontro, que já estava previsto no calendário escolar, gestores e professores discutiram o Currículo de Pernambuco e suas diretrizes. 

Nas unidades de ensino que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), etapas fundamental e médio, a capacitação proporcionou aos docentes a leitura e análise do texto introdutório do currículo. Além disso, foram aprofundados os estudos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações para a modalidade com focos nas habilidades que precisarão ser desenvolvidas em sala de aula. 

“Foi um momento muito pertinente. A EJA é uma modalidade diferenciada que precisa ser trabalhada com um currículo próprio baseado nos referenciais da BNCC. Este currículo deve atender às necessidades da modalidade, levando em consideração o contexto social e histórico em que os estudantes estão inseridos”, pontuou Edvânia Arcanjo, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte. 

Participando do encontro na Escola Estadual José Antônio Bezerra de Menezes, em Itambé, a gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos, Claudia Abreu, ressaltou a importância desta formação. “A Secretaria de Educação e Esportes do Estado está priorizando, desde 2012, as formações continuadas para discutir as questões pedagógicas nas escolas. Estes encontros são de extrema importância, pois estamos junto aos membros da comunidade escolar discutindo questões pertinentes ao currículo da EJA, já que estamos vivenciando um ano de discussões e construção deste material”, declarou. 

Para Sebastião Dias, professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual da Independência, em Limoeiro, a formação só trouxe ganhos. “Nossos estudantes precisam de uma atenção especial, com realizações de atividade que possam motivá-los. Então, a formação nos mostrou que é preciso buscar inspiração, motivação e conhecimento para que possamos transformar a realidade dessas pessoas”, disse. 

A formação contemplou todas as 527 unidades de ensino que ofertam a Educação de Jovens e Adultos. Durante todo o dia, equipes da Secretaria visitaram escolas nas gerências regionais Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte, Mata Sul, Mata Centro, Agreste Centro Norte, Sertão do Araripe, Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Médio São Francisco. 


Tags: Pernambuco PE BNCC Rede Estadual PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Currículo de Pernambuco