16:15, 29 out 2015
merenda escolar

Educação de SP troca pão branco por integral na merenda de alunos da rede estadual

Foto:

Ação começará a valer a partir do ano letivo de 2016

A merenda servida nas escolas da rede estadual paulista está mais orgânica. O primeiro produto a ganhar o rótulo de '100% integral' é o pão. A partir de 2016, todos os cerca de 4 milhões de alunos receberão diariamente a versão mais rica em fibras do pão de forma, “bisnaguinha”, hambúrguer e até cachorro quente. A mudança faz parte das ações da Educação de São Paulo de oferecer um cardápio mais equilibrado e que, ao mesmo tempo, atenda o paladar e as necessidades calóricas de crianças, jovens e adultos matriculados na rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de trocar a farinha branca pela integral, a Educação estabeleceu novos padrões para os alimentos consumidos nas unidades de ensino. Na lista composta por dez produtos, entre eles macarrão, arroz e requeijão, todos seguem especificações próprias e diferentes daquelas que encontramos à venda no mercado. A principal diferença é a adição na fórmula final de vitaminas e, por outro lado, a redução de gordura, sódio e açúcar. 

Para o próximo ano letivo, já estão em processo de compra outros itens que ampliarão as opções saudáveis de estudantes. Peixe, suco de uva integral, leite em pó instantâneo e integral, feijão in natura, farinha de mandioca, flocos de milho sem açúcar e bebida achocolatada estão no novo pacote. Para garantir a qualidade dos grãos e ingredientes, boa parte é resultado da agricultura familiar e livre de processos químicos.

Padaria Artesanal

No mês de junho, a Educação deu início a uma nova fase do projeto Padaria Artesanal, oficina gratuita realizada nas unidades do programa Escola da Família, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), para jovens e adultos que sonham em começar uma nova profissão ou abrir o próprio negócio. As aulas ensinam aos participantes até 10 tipos de técnicas, incluindo: pão integral, pão de maçã, pão de ervas e pão de beterraba.Saiba mais aqui.


Compartilhar

Outras Notícias