NOTÍCIAS

Tocantins 17:27, 28 out 2020 Educação do Tocantins articula parceria com Instituto Sonho Grande para o desenvolvimento de Projetos de Combate à Evasão Escolar

Durante a reunião on-line foram apresentados projetos para apoiar o Estado no combate e redução da evasão escolar Secretária Adriana enfatizou a importância da parceria consolidada com o Instituto Sonho Grande
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

Projetos foram apresentados durante reunião on-line com a secretária Adriana Aguiar

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou de reunião on-line com representantes do Instituto Sonho Grande, nesta segunda-feira, 26, para apresentação de projetos com a finalidade de apoiar o Estado no combate e redução da evasão escolar. Para a rede estadual de ensino, foram apresentados os projetos ‘Engajamento Quarentena’ e ‘SMS’, já desenvolvidos pelo Instituto em outros estados, como Amapá, Maranhão e Espírito Santo.

‘Engajamento Quarentena’ tem o objetivo de desenvolver estratégias pedagógicas para reforçar a comunicação com os estudantes durante o período de pandemia e engajá-los a fim de manter a rotina de estudos.

Outro projeto exposto, ‘SMS’ consiste no envio periódico de lembretes, mensagens de texto por meio de celulares, aos estudantes do Ensino Médio ou aos seus responsáveis, também com a finalidade de fortalecer o vínculo entre escola, alunos e família.

A secretária Adriana Aguiar enfatizou a importância da parceria consolidada com o Instituto Sonho Grande.  “Todas as ações para o combate e redução da evasão escolar são importantes. A parceira com o Instituto tem trazido resultados significativos nas nossas escolas. Esses novos projetos, com perspectivas voltadas ao cenário atual de pandemia, representam um suporte relevante de apoio aos estudantes no sentido de incentivar a participação efetiva nas atividades educacionais propostas”, destacou a gestora da Seduc.

O consultor do Instituto Sonho Grande, Pedro Távora, destacou estudos que apontam o aumento do abandono e evasão após desastres e pandemias, citando algumas razões para esse aumento e evidências na literatura que, intervenções relacionadas à economia comportamental feitas através de lembretes de forma persistente, têm impactos positivos na redução de evasão.

Além da secretária Adriana Aguiar também participaram da reunião técnica representantes do Instituto Sonho Grande, Vinícius Mariano Hojo, Helena Lima, Clara Schettino, Fernanda Tripolli, Pedro Távora e Larissa Santos, a superintendente de Educação Básica da Seduc, Amanda Pereira Costa, a diretora de Desenvolvimento da Educação, Larissa Ribeiro, a gerente de Educação Integral, Marcia Brasileiro, além da equipe de implantação das Escolas Jovem em Ação no Estado.


Tags: Tocantins TO