NOTÍCIAS

Sergipe 16:13, 17 nov 2020 Educação Estadual dialoga com entidandes estudantis sobre retomada das aulas presenciais

Foto:

A volta às aulas se dará de forma parcial, gradual e segura

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 16, com representantes de entidades estudantis para uma conversa sobre a retomada das aulas presencias, que na rede estadual de educação terá início a partir da próxima terça-feira, 17, somente para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Pré-Universitário e da 4ª Etapa da EJAEM. O encontro aconteceu de maneira virtual, por meio da plataforma Google Meet, e contou com a presença da presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundários de Sergipe (Uses), Lizandra Dawany, e do coordenador da Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv), Eduardo Oliveira.

Durante a reunião, os representantes dos estudantes manifestaram a preocupação com a segurança sanitária dos alunos nas escolas durante a retomada das aulas presenciais, visando prevenir-se do contágio da covid-19. O superintendente destacou o pedido aos pais dos estudantes quanto ao desejo de que eles voltem agora para as aulas. “É importante que as famílias sinalizem se querem que seus filhos voltem às aulas presenciais”, disse.

Ele explicou que a volta se dará, primeiramente, com os alunos do 3º ano do ensino médio, porque eles farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro. Mas o retorno se dará em três horas presenciais, somente com 50% da capacidade das turmas, e os alunos irão se revezando em um sistema de rodízio.

O superintendente ainda pontuou algumas ações que foram feitas para preparar as unidades de ensino, como a liberação de recursos do Profin-Pandemia, a fim de que as escolas pudessem comprar materiais específicos de limpeza e insumos. Ele citou também investimentos na infraestrutura das escolas, transporte escolar e alimentação dos estudantes, entre outras melhorias. O professor Ricardo explicou que “todas as unidades deverão retornar até o dia 30, e deverão constituir um Comitê Escolar composto pelo diretor e por um representante dos professores, estudantes, funcionários e família dos alunos, para fazer o acompanhamento de como estará se dando o retorno das aulas”.

A presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas de Sergipe (Uses), Lizandra Dawany, acredita que o diálogo da Seduc com as entidades estudantis é importante para que que todo estudante tenha garantido seu direito à educação. “Esse novo momento que estamos vivendo pede novas estratégias para o bom desenvolvimento da educação. Precisamos retomar as aulas presenciais, garantindo todas as medidas de proteção à saúde dos estudantes e trabalhadores, fornecendo as condições e a infraestrutura necessárias e pensando estratégias de Busca Ativa para reverter esse cenário de evasão escolar. E isso só pode ser feito com a parceria e colaboração de todos que acreditam na educação”, declarou.


Tags: Sergipe SE retorno de aulas