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Sergipe 18:30, 2 dez 2019 Educação realiza encontro formativo para o Currículo de Sergipe Etapa Ensino Médio

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Reunião teve como objetivo alinhar os organizadores curriculares por área de conhecimento

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promoveu no último sábado, 30, no auditório Professor Maria Hermínia Caldas, um encontro formativo com a equipe do currículo do Ensino Médio. Estiveram presentes os 18 redatores das quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias), os quatro coordenadores de cada área, os dois articuladores de Itinerários e a coordenação estadual da etapa do Ensino Médio.

O encontro foi aberto pela professora Joniely Cheyenne Moura Cruz, coordenadora do Serviço de Ensino Médio e coordenadora de Etapa de Ensino Médio do Currículo de Sergipe, que enfatizou a importância daquele momento para a educação do Estado de Sergipe. A reunião teve como objetivo alinhar os organizadores curriculares por área de conhecimento para a Consulta Pública do Currículo de Sergipe Etapa Ensino Médio, prevista para acontecer no dia 20 de dezembro.

A professora Isabella Santos Silva, coordenadora pedagógica do setor do ensino médio e articuladora de Itinerário Formativo Propedêutico, apresentou a metodologia de trabalho de estudo e construção do organizador curricular.

Dinâmica dos trabalhos

O trabalho iniciou com a apresentação de cada área de conhecimento com seus organizadores curriculares visando ao alinhamento entre as áreas. Os redatores, divididos em grupos por área de conhecimento, estabeleceram um diálogo entre os componentes curriculares de cada área, objetivando favorecer um exercício de interdisciplinaridade entre todos os componentes de cada área. No terceiro momento esse diálogo se expande entre áreas, ou seja, Linguagem e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; assim como Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

“Esse entrelaçamento entre as áreas foi um momento de muita riqueza e troca de experiências, visto que se estabeleceu uma reflexão e discussão da possibilidade de se trabalhar de forma articulada, numa perspectiva sistêmica, tendo sempre como foco a formação integral dos nossos estudantes”, explicou Joniely Cruz.

Houve ainda um momento de socialização da sistematização realizada pelos redatores, no qual eles se preocuparam em estabelecer a relação entre as competências gerais e específicas de cada área. O redator do Ensino Fundamental, professor João Manoel de Faro Neto, pontuou alguns aspectos importantes, a exemplo da possibilidade de ampliar as habilidades, modificá-las e/ou acrescentar algumas, caso necessário, de estabelecer uma relação de continuidade entre a arquitetura do organizador curricular do ensino fundamental e a do ensino médio.

Todo esse trabalho formativo com a equipe vem ocorrendo desde o mês de junho, de forma efetiva e sistematizada.


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