NOTÍCIAS

Piaui 14:32, 24 jul 2019 Educadores participam de seminário Formar para discutir BNCC

Foto:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta quarta-feira (24) o I Seminário de Educação do Formar, por meio de uma parceria entre a Fundação Lemann e a revista Nova Escola. Objetivo do evento é alinhar as equipes técnicas das Secretarias de Educação Municipais que irão implementar a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir do ano de 2020. O encontro aconteceu na sala de reunião do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).

A comissão reunida no seminário tem a missão de levar até os formadores regionais como irá ocorrer a implementação da BNCC, Currículo, itens de análise, avaliação, contextualização das ações avaliativas nas redes no ensino piauiense. 

O Superintendente de Ensino Básico (Sueb) da Seduc, Carlos Alberto Pereira, ressalta que neste primeiro momento a formação da equipe técnica é essencial para detalhar aos formadores o processo de aprendizagem a ser utilizado no Piauí com maior eficiência na implementação da BNCC em 2020.

"Estamos em processo de formação da comissão que irá implementar a Base, ou seja, que vai levar o conhecimento necessário para profissionais formadores regionais, e posteriormente aos formadores municipais que levarão as informações a todo o estado, finalizando com os professores no chão da escola. A ideia é ter a implementação no ano de 2020 do currículo para Educação Infantil e Educação Fundamental, então se faz necessário iniciar a formação dos professores e reconstituir o plano pedagógico das escolas, com a implementação de forma real para atender a sociedade", explica.

Entre os conteúdos abordados na formação conduzida pelos profissionais da Nova Escola estão as abordagens sobre a BNCC e como este processo pode acontecer visando a maior evolução do aprendizado; como o processo de ensino pode ser processado com maior eficiência; como o professor pode ajudar na perspectiva de formar um bom plano de aula, fazer um bom planejamento e como levar uma boa formação a todos os estudantes.

A Supervisora de Gestão na Seduc, Gabriela Oliveira, explica que após a formação as equipes irão a campo para repassar aos formadores, finalizando no chão da escola.

"Por ser uma lei, a base precisa estar dentro da escolas em 2020, então a equipe pro-BNCC está se preparando para a implementação. Estamos recebendo formação para formar e levar para o chão da escola. Então é muito importante a parceria com a nova escola que esta trazendo novidades sobre este itinerário formativo de como podemos fazer uma formação de qualidade aos nossos professores para então chegar até os alunos", disse.

A Base exige que 10 competências sejam exigidas de cada aluno e, dentro destas, há um conjunto de habilidades.  A Seduc iniciou no primeiro momento a elaboração do currículo que servirá de base para o Ensino Infantil e Fundamental no Piauí. O documento estará no Conselho Estadual de Educação a partir da primeira semana de agosto para ser aprovado. 

A Secretaria iniciou o ciclo da ProBNCC, que é o documento do novo currículo do Ensino Médio do estado a ser elaborado pela equipe, que considera o contexto regional, diferente dos anos iniciais que trata conteúdos comuns indispensáveis a todos os brasileiros. 


Tags: PI Piaui Formação BNCC