NOTÍCIAS

Mato Grosso do Sul 12:13, 12 dez 2017 Em livro, estudantes contam a história do bairro da EE Profª Hilda de Souza Ferreira

Foto:

A Escola Estadual Professora Hilda de Souza Ferreira, de Campo Grande (MS), está lançando “As Histórias do Bairro Coophatrabalho”, livro foi pensado e realizado de forma a apresentar aos leitores as histórias do bairro desde a sua criação, e surgiu do desejo de despertar e incentivar o gosto pela leitura e escrita, fazendo dos estudantes os protagonistas do seu conhecimento, contribuindo com informações sobre a memória do bairro.

A professora do 3º ano do ensino fundamental, Grasiella Alves, precisava trabalhar com as crianças a história do bairro, mas pesquisando na internet e nas bibliotecas não encontrou material que suprisse a necessidade do projeto. “Encontramos muita informação policial e jornalística, mas informações históricas, de interesse dos alunos, eu não achei. Então eu pensei, por que não produzir esse material com os alunos, a partir de depoimentos de moradores do bairro? ”, questionou a professora, que iniciou uma série de entrevistas com moradores e frequentadores do Coophatrabalho.

Assim, a turma iniciou o trabalho de andar pelo bairro e coletar histórias de quem vive ali, com o apoio do professor de História, Lindomar Alves. Jhonny Akira Viana Sato, 9 anos, foi um dos estudantes envolvidos no projeto e participou do levantamento das informações, redação e ilustração do livro. “Descobri novas coisas, até que mora um cantor aqui. Tenho bastante amigos desse bairro e como gosto muito daqui eu gostei muito de escrever esse livro”, contou. Para ele, as árvores, a escola e as pessoas são as peças mais importantes na história do bairro.


Tags: Mato Grosso do Sul MS ensino fundamental Protagonismo