NOTÍCIAS

Sergipe 09:14, 17 jul 2020 Em Sergipe, Colégio Tobias Barreto insere gamificação educativa na rotina escolar

Foto:

Game iniciou com um tira-dúvidas nas redes sociais da unidade de ensino

O Colégio Estadual Tobias Barreto, localizado no Centro de Aracaju, criou o jogo educativo Wordwall, que, na tradução para o português, significa Parede de Palavras, cujo objetivo é dirimir as dúvidas mais frequentes dos estudantes sobre as Atividades Escolares Não Presenciais. As dúvidas surgiram na caixa de perguntas do Instagram do colégio @colesgioest.tobiasbarreto, onde são divulgadas as ações escolares.

A equipe gestora da unidade de ensino iniciou um processo de escuta dos estudantes na rede social com o propósito de sanar todas as incertezas de como se dariam as aulas e todo o universo de atividades que são executadas no colégio. Baseado nas perguntas, o professor e diretor do colégio, Judson Malta, explica que o jogo foi criado para todas as turmas, onde estão matriculados mais de mil alunos.

O objetivo de esclarecer os questionamentos apontados pelos estudantes não foi o único motivo pelo qual o jogo educativo foi criado. Judson comenta que a gamificação de atividades escolares pode ser um caminho promissor mediante o cenário de distanciamento social a que estudantes e professores estão submetidos.

“A gente criou o jogo para mostrar, tanto aos nossos alunos quanto aos nossos professores, ferramentas de novas tecnologias simples, fáceis, que qualquer pessoa pode fazer que transforma a atividade em jogo para fazer com que gere mais engajamento dos alunos”, enfatizou Judson.

Ainda segundo o diretor da unidade, o jogo possui um ranking top dez, onde os alunos alcançam uma pontuação e se posicionam no ranking. Ao jogar, o aluno tira as dúvidas a respeito das aulas e se dedica para conseguir mais pontos, gerando o engajamento que o diretor esperava. “Eles ficaram bem felizes, compartilharam o resultado e assim eles permanecem empolgados com a atividade”, disse.

O jogo pode ser acessado pelos alunos no Portal do Tobias, um site criado pela equipe gestora exclusivamente para os alunos da unidade. O sucesso do jogo fez com que o diretor Judson preparasse uma formação agendada para a próxima segunda-feira, 20, quando os professores do colégio poderão entender com mais afinco as funcionalidades do Wordwall e de outras ferramentas de gamificação.

Clique ai para acessar o game


Tags: Sergipe SE