NOTÍCIAS

Protagonismo Juvenil 15:36, 26 jul 2019 Encontro Regional de Estudantes do Agreste Sergipano estimula o protagonismo juvenil

Foto:

Quatorze escolas que ofertam o ensino médio participaram do encontro

Uma manhã para socializar boas experiências. Foi assim que aconteceu o Encontro Regional de Estudantes da Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), nesta quinta-feira, 25, em Itabaiana. Com o objetivo de estimular o protagonismo entre os jovens com a participação em intercâmbios, concursos e Grêmios Estudantis, o evento reuniu alunos das 14 escolas que ofertam o Ensino Médio na região Agreste.

A programação contou com a apresentação dos programas de intercâmbio que são intermediados pela Assessoria Internacional da Seduc, além de uma palestra sobre o que é ser protagonista, conduzida pela coordenadora do Núcleo de Gestão das Escolas em Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino, e de uma explanação sobre a importância do Grêmio Estudantil no espaço escolar e o passo a passo para começar a organização.

De acordo com a diretora da DRE 3, professora Daniela Silva Santana, o evento foi pensado para promover a interação de alunos com ações e experiências de protagonismo. "Com esse evento a gente quer mostrar para os nossos alunos que eles são capazes e nós acreditamos neles. Aqui na Regional já tivemos ótimos resultados em diversos programas, como o Jovens Embaixadores. Então nosso intuito é exatamente trazer esses estudantes para ouvirem as experiências e saírem daqui estimulados de alguma forma", destacou.

Programas e Experiências

Dando início às atividades, a coordenadora da Assessoria da Internacional da Seduc, professora Célia Gil, falou sobre o Programa Jovens Embaixadores, que está com inscrições abertas. Bastante concorrido, o programa recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. A iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA, no Brasil, é coordenada pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

A sergipana que representeou o estado na edição 2018, estudante Larissa Pavani Santos, conversou com seus colegas e falou sobre sua participação no intercâmbio. "Foi uma experiência extremamente enriquecedora para mim. Pude conhecer de perto a cultura do país, conviver com as pessoas, treinar a língua inglesa e conhecer lugares importantes. Foi fantástico. Por isso, peço que vocês não desistam dos seus sonhos. Corram atrás deles que, quem sabe, um dia vocês serão os novos jovens embaixadores", incentivou a aluna do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga.

As inscrições para o Programa Jovem Senador também foram divulgadas durante o Encontro de Estudantes.  A coordenadora estadual, professora Nadia Cardoso, informou detalhes de como o estudante poderia participar. O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

O estudante Aderruan Félix dos Santos foi o segundo colocado na edição 2017 e fez questão de participar do evento e contar sua experiência. "Mesmo não tendo a oportunidade de vivenciar as atividades dos parlamentares em Brasília, fiquei muito feliz em poder participar das etapas classificatórias. Além disso, tive o contato com temas que geralmente não temos no cotidiano. Então, de alguma forma, foi importante para aprimorar meu conhecimento sobre as questões políticas e legislativas do nosso país" enfatizou.

Protagonismo

As experiências de protagonismo estudantil nas 41 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral foram compartilhadas no encontro de estudantes pela coordenadora-geral do NGETI, professora Emanoela de Araújo Andrade. Ela proferiu uma palestra sobre os projetos desenvolvidos nas unidades que ofertam a modalidade. "Protagonismo é prática; é mudança de paradigma. Ele ocorre quando o estudante está disposto a transformar o espaço escolar através das potencialidades que estão na própria unidade", enfatizou.

A gestora do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, em Macambira, professora Samilly Teles de Mendonça, aprovou a iniciativa. "É uma excelente oportunidade para mostrarmos aos nossos estudantes que eles têm participação ativa nas atividades escolares, tanto em concursos quanto na sua contribuição nos grêmios", disse.

Grêmios

Em uma conserva bastante descontraída, as atividades do Encontro Regional de Estudantes foram finalizadas com a explanação sobre a importância e o passo a passo para a criação de Grêmios Estudantis nas unidades escolares.

Acompanhado de presidentes de grêmios, o representante da Região Agreste da União Sergipana de Estudantes Secundaristas (Uses), Caio Felipe Andrade Santos, destacou a importância do engajamento estudantil nos assuntos da escola. "É necessário que tenhamos sempre alguém para nos representar, e esse é o papel do grêmio, estar do lado do estudante em qualquer ocasião, dialogar com os gestores e transmitir os anseios da comunidade escolar", concluiu.

Estiveram presentes os representantes dos seguintes Grêmios: Geração Consciente, Colégio Estadual Murilo Braga; Crescimento Estudantil, Colégio Estadual Dr. Augusto César Leite; Unidos Pela Educação, Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho de Lima; Unificado Estudantil; Colégio Estadual Eduardo Silveira; Marielle Franco Colégio Estadual Gentil Tavares; e Diversidade Revolucionária, Colégio Estadual Joaquim Cardoso.


Tags: Sergipe SE Protagonismo Juvenil