15:38, 11 jul 2016
Santa Catarina

Encontro reúne educadores para a discussão da BNCC

Foto: Osvaldo Nocetti

Relatores e coordenadores estaduais da Base Nacional Comum Curricular se preparam em Florianópolis e Chapecó para Seminário na próxima semana

A Secretaria de Estado da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizam, nesta segunda-feira, 11, encontro dos relatores e coordenadores estaduais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Florianópolis e Chapecó.

Antecedendo as discussões estaduais, o seminário de formação reúne, na Capital, 44 participantes para a discussão de temas relacionados aos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, além de textos introdutórios.

Segundo a coordenadora do encontro, Julia Siqueira, o Comitê Gestor Nacional, que organizou a metodologia dos seminários estaduais, definiu planilhas por etapas e componentes curriculares. “O objetivo é unificar as discussões e os relatórios em todo o Brasil. Com esta contribuição de todos os entes federados estamos gerando um importante debate em torno da Base, que é nada menos do que um direito educacional para meninas e meninos de todas as raças, credos e orientações”, afirma. 

O documento preliminar apresentado pelo MEC, com a meta de definir o que os estudantes do País terão que aprender em cada etapa da educação básica, vai receber, até agosto, as últimas alterações e supressões no texto por parte dos estados. Em Santa Catarina, o Seminário Estadual da BNCC, será na próxima semana, dias 19 e 20 de julho. 

Em Chapecó, a Undime formará outros 10 coordenadores e relatores de salas, para tratar da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Para estes coordenadores, a formação serve de preparação para o Seminário Estadual, onde os educadores irão debater e apresentar um relatório com as contribuições do Estado.  

Com o apoio do Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a Undime estão à frente da preparação dos seminários nos 26 estados e no Distrito Federal. A proposta é que esses seminários reúnam estudantes, professores e demais profissionais da educação que tenham participado da consulta pública sobre a BNCC para discutir a segunda versão do documento.

De acordo com o secretário da Educação e presidente do Consed, Eduardo Deschamps, a BNCC é fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil, a exemplo de países desenvolvidos, que já organizam o ensino por meio de bases nacionais. “Essa nova fase de discussões é fundamental para aperfeiçoar o documento”, ressalta.

Ao final de cada seminário estadual será produzido um relatório para ser entregue ao MEC que, por sua vez, o encaminhará ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A avaliação dessa terceira versão pelo CNE começará após os seminários estaduais.

Saiba mais

Desde o ano passado, o Ministério da Educação vem discutindo como deverá atender ao determinado na LDB/1996, e no Plano Nacional de Educação/ 2014, que estabeleceram a necessidade de uma base comum curricular para todas as etapas da educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Atenção

Todos os selecionados devem preencher até o dia 11 de julho o questionário on-line https://pt.surveymonkey.com/r/questionario-seminarios-estaduais. (Esse preenchimento OBRIGATÓRIO já faz parte de sua participação no seminário).


Compartilhar

Outras Notícias