NOTÍCIAS

BNCC em Roraima 10:56, 14 out 2019 ENSINO MÉDIO: Consulta Pública sobre a versão preliminar do Documento Curricular inicia dia 15 de outubro

ENSINO MÉDIO: Consulta Pública sobre a versão preliminar do Documento Curricular inicia dia 15 de outubro

População tem do dia 15 a 30 de outubro para opinar sobre o Documento Curricular para o Ensino Médio

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

A equipe Pro-BNCC de Roraima concluiu a versão preliminar do Documento Curricular de Roraima para o Ensino Médio, texto introdutório e organizador curricular da formação geral.

O documento foi protocolado no dia 02 de outubro no CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima) para avaliação prévia.

Além disso, no período de 15 a 30 de outubro estará aberta a Consulta Pública, professores, gestores, pais, alunos, e qualquer pessoa da sociedade civil organizada poderá contribuir para aprimorar o documento.

A versão preliminar estará disponível para acesso no endereço eletrônico www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Ao entrar no site, localizar o campo “Implementação”, depois clicar em “Consulta Pública”, fazer o cadastro pessoal e acessar o documento.

A partir do acesso a pessoa poderá dar suas sugestões e contribuições na área que desejar como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, áreas contempladas na formação geral do Ensino Médio.

O documento para o Ensino Médio foi elaborado por 22 redatores especialistas, todos professores da rede pública de ensino, estadual, municipal e privada. O trabalho todo é desenvolvido mediante regime de colaboração entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Os profissionais participantes foram divididos nas funções de redatores e coordenadores de áreas e foram também criados GTs (Grupos de Trabalhos) divididos por áreas do conhecimento com uma média de 6 a 8 especialistas.

Para a construção do documento, a equipe de trabalho também contou com os “Analistas Críticos” das IES (Instituições de Ensino Superior) das redes federal, estadual e privada que fizeram a leitura crítica como forma também de contribuição.

Agora a participação da sociedade civil será fundamental para aprimorar o documento, além é claro da contribuição dos profissionais da educação, como os gestores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas.

“É importante a participação de todos. Pais, alunos, acadêmicos e qualquer pessoa que conheça a área pode participar. Cabe também aos gestores das escolas mobilizarem suas equipes pedagógicas por área para analisar o documento e contribuir”, explicou Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da Equipe Pró-BNCC em Roraima.

DOCUMENTO CURRICULAR - O DCRR (Documento Curricular de Roraima) é um instrumento que direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

Primeiramente foi elaborado o DCRR para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O documento já foi devidamente aprovado pelo CEE/RR e agora está na fase de implementação nas escolas com formação dos profissionais da Educação.

O documento para o Ensino Médio está sendo construído neste ano. No momento a versão preliminar para a formação geral já foi concluída e está na fase de análise pelo CEE/RR e entrará agora na fase da Consulta Pública.

Todo o trabalho de elaboração do DCRR está sendo realizado mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).


Tags: RR BNCC em Roraima