NOTÍCIAS

Piaui 16:36, 29 jul 2019 Escola do Piauí é destaque Nacional em Curso da Fundação Lemann

Foto:

O Centro de Ensino de Tempo Integral - Ceti Padre Joaquim Nonato, localizado na zona sul de Teresina, teve seu Plano de Ação selecionado no curso Gestão para a Aprendizagem que teve a apresentação da sua prática no 1º Seminário de Educação do FORMAR, um dos programas da Fundação Lemann, no Hotel Refúgio Vista Serrana em Mairiporã - São Paulo.

A apresentação da boa prática da escola do Piauí, que teve toda a sua logística, formação, tutoria e operacionalização do curso, realizado pela Elos Educacional, que é uma empresa de consultoria educacional que tem como missão contribuir para a melhoria da Educação por meio de consultoria, formação de educadores, produção de conteúdos, pesquisa e acompanhamento de práticas educacionais com vistas ao fortalecimento do ensino e da aprendizagem, das políticas educacionais e da gestão das escolas que leva o curso para as redes que a fundação Lemann apoia.

"Para a equipe do Ceti Padre Joaquim Nonato foi uma grande alegria ter nosso plano de ação selecionado pelas boas práticas de Gestão Escolar. As atividades realizadas trouxeram muitos resultados positivos para nossa vida escolar e melhorou bastante o clima escolar. Toda a comunidade se envolveu e recebeu com a alegria o resultado", disse o diretor, professor Antônio Gomes Filho.

O curso Gestão para a Aprendizagem aborda uma nova concepção de gestão escolar focada na aprendizagem dos alunos e nas dimensões de trabalho do gestor visando o sucesso escolar, com foco na rede pública. O cerne do curso é o planejamento estratégico e os instrumentos práticos, tais como a caracterização da comunidade escolar, a avaliação de eficácia, a análise SWOT e o plano de ação.

De acordo com a coordenadora do Pacto pela Aprendizagem na Seduc, Viviane Carvalhedo, os formadores são da Elos Educacional, parceira da Fundação Lemann que vem ao Piauí a cada seis meses, quando muda o módulo, para finalizar as etapas do curso e iniciar outra. "O piauí foi contemplado com 84 escolas no início da parceria. Ainda em 2017 esses cursos iniciaram com 65 escolas, conseguimos finalizar com um número bem interessante de escolas e ainda fomos contemplados com um módulo extra o 5, olhando para as avaliações padronizadas e para as boas práticas de gestão também", comenta.

Ainda conforme Viviane, um módulo do curso exigia que o gestor cursista colocasse na plataforma um plano de ação e dentro dele contemplasse uma das boa prática da escola que conseguiu atingir o sucesso durante o processo de gestão do cursista dentro da escola. "Tivemos o CETI Joaquin Nonato, da zona sul da capital, jurisdicionado a 19ª GRE contemplado, onde teve o seu Plano de Ação escolhido como boa prática, entre todas as redes do pais", afirma a coordenadora.


O plano de ação intitulado como "Combate ao Bullying e ao desrespeito", que contém todas as atividades colocadas em prática no último ano na escola, foi o projeto premiado. O Ceti concorreu pela primeira vez com mais 17 planos de todo o país. Todo o material elaborado será publicado e disponibilizado como e-book na plataforma da Elos Educacional.

Os gestores da escola tiveram a ideia de trabalhar com um plano de ações que combatesse o buylling após observar uma grande quantidade de episódios registrados pelo Mobieduca.me, plataforma de monitoramento do rendimento escolar, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Todas as atividades relatadas no plano de ação foram desenvolvidas com a equipe de gestores e professores do Ceti junto aos alunos do 5º e 6º ano, onde todos participaram das atividades propostas, inclusive os pais dos estudantes.

Além do Ceti Joaquin Nonato, outras duas escolas da rede pública estadual tiveram seus trabalhos selecionados, o Centro de Ensino Fundamental (Cefti) Pequena Rubim, que concorreu ao prêmio com o plano "Melhoria da leitura e resolução de situações problema no Ensino Fundamental" e o Ceti João Mendes Olímpio de Melo, com o plano de ação "Melhoria da leitura e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental".

As práticas escolhidas são fruto do curso Gestão para a Aprendizagem, oferecido pela Elos Educacional em parceria com o programa Formar. As escolas elaboraram um Plano de Ação e o implementaram, tendo como foco diferentes temáticas que fazem parte dos desafios cotidianos de muitas das escolas públicas brasileiras. No plano era importante conter situações que retratassem o Protagonismo Juvenil, além do envolvimento de toda a comunidade escolar.

O Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado no bairro Morada Nova, na zona sul de Teresina, tem atualmente 293 alunos do ensino fundamental matriculados.




Tags: PI Piaui Fundação Lemann formar