NOTÍCIAS

Sergipe 09:16, 18 set 2019 Escola Eficiente: Educação capacita gestores e conselheiros sobre leis e procedimentos administrativos da rotina escolar

Foto:

Ação é desenvolvida em todas as diretorias regionais de educação de Sergipe

Por Ítalo Marcos

Gestores das escolas estaduais e membros dos Conselhos Estudantis das escolas circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) participaram na manhã desta terça-feira, 17, do encontro sobre o Projeto Escola Eficiente. A ação faz parte da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação - Paulo Freirelo O, realizada no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju, e foi a continuidade de uma série de encontros promovidos pelo Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Dies/Seduc).

Essa ação teve início no dia 9 de setembro e acontecerá em todas as Diretorias Regionais de Educação, obedecendo a um cronograma já estabelecido. Nesses encontros estão sendo passadas orientações sobre assuntos importantes, como a unificação do calendário escolar com o calendário civil, regimento escolar, credenciamento e autorização das escolas, certificações, o papel do servidor público, entre outros.

"Alguns gestores tomaram posse recentemente, então tem muitas coisas que eles precisam conhecer, para que possam trabalhar com mais segurança. Queremos tratar também da unificação do calendário escolar com o calendário civil, para que a gente consiga, em 2020, chegar próximo a 100% das escolas já com os calendários unificados", disse a diretora do Dies, professora Eliana Borges.

Ainda durante o encontro, a diretora do Dies também passou orientações acerca dos documentos escolares atos autorizativos, no sentido de contribuir para que as instituições de ensino cumpram as determinações legais em vigor e para que possam ter um desenvolvimento eficiente das suas ações pedagógicas.

Para a diretora da DEA, professora Gilvânia Guimarães, é importante se somar ao Departamento de Inspeção Escolar para levar mais esclarecimentos. "A gente está mobilizando os gestores e conselhos escolares para que todos fiquem com total clareza acerca de todos os procedimentos legais que a escola deve fazer em sua rotina de trabalho, para que atenda a todo o processo de legalidade", afirmou.

Antes da reunião, a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, aproveitou para divulgar as inscrições do Concurso Literário da Rede Estadual de Ensino, cujo tema é "Amazônia: sua importância para o Brasil e para o Mundo".

Orientações

Os participantes do encontro ouviram atentamente as explicações e falaram sobre a importância de receberem essas orientações do Departamento de Inspeção Escolar. Foi o caso de Anderson de Araújo Reis, diretor do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior. "A Inspeção Escolar vem nos trazer essas orientações que são de fundamental importância para que nós, enquanto gestores, possamos aperfeiçoar e continuar buscando responder às soluções que em cada escola são demandadas. Isso é necessário para que a gente possa continuar buscando uma educação de melhor qualidade", declarou.

A diretora do ensino médio integral do Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, Liliane Teixeira Pina Araújo, também compartilhou sua opinião. "A partir dessas informações que estamos recebendo, nós poderemos cumprir todas as leis e portarias, e teremos mais atenção a todos os documentos, para que não tenhamos nenhum problema em nossa escola no futuro", disse.

João César Ribeiro, diretor da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, destacou como de grande relevância a unificação do calendário escolar com o civil. "Essas são orientações que relembram a importância de se fazer um calendário em que os alunos cheguem ao final do ano letivo juntamente com o final do ano cívico. É importante que os gestores tenham essa consciência e sempre busquem a melhoria da educação no estado de Sergipe", afirmou.

Já Andreza Andrade, diretora do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, afirmou que é importante sempre pautar as ações da escola baseadas na lei. "Isso é necessário para que a gente não cometa nenhum tipo de equívoco em relação à documentação emitida pelas escolas, que a gente não ultrapasse os prazos de resoluções de autorizações, porque isso estaria tornando documentos ilegítimos. Nós, gestores escolares, temos que ficar atentos a todas essas recomendações", declarou.

Cronograma

A série de reuniões teve início no dia 9 de setembro, em Itabaiana, e acontece todos os dias, até passar por todas as Diretorias Regionais de Educação. Na quarta-feira, 18, será a vez da DRE 7, onde o encontro acontecerá na Escola Estadual Professora Eulina Batista de Melo, em Nossa Senhora de Lourdes. Já na quinta-feira, 19, será no auditório da DRE 1, em Estância. Os encontros formativos finalizam na sexta-feira,20, no auditório da DRE9, em Nossa Senhora da Glória.

Tags: Sergipe SE