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Incentivo à leitura 15:52, 4 jul 2019 Escola estadual de Silvânia cria projeto para estimular interesse dos alunos pelos livros literários

Escola estadual de Silvânia cria projeto para estimular interesse dos alunos pelos livros literários

Iniciativa de Centro de Ensino em Período Integral quer mostrar aos estudantes que a leitura é tão - ou mais - interessante que a internet, videogame ou redes sociais

A leitura é um prazer, mas requer esforço e boa vontade de quem lê. Partindo dessa premissa, o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Moisés Santana, em Silvânia, criou o projeto 'Ler, pra quê?' como uma forma de transformar a leitura em um hábito diário entre os alunos do Ensino Fundamental 2.

O projeto foi lançado em março deste ano e a primeira ação mobilizou a escola em torno da escolha do nome e do design de uma moeda de troca, que é o carro chefe do projeto. Sob a coordenação da professora de Arte, os estudantes criaram cédulas diferenciadas para três valores: 5, 10 e 15.

Durante o desenrolar do projeto, os alunos vão adquirindo suas moedas de diferentes formas. Cada livro lido garante a eles o direito de receber 15 moedas. O dinheiro fictício também pode ser conquistado a partir de resumos escritos das obras literárias, atividades desenvolvidas semanalmente na Sala de Leitura sob a orientação da professora de Português, resumo oral do livro, entre outras ações.

As moedas adquiridas pelos alunos poderão ser utilizadas para a compra de cartelas de um bingo, realizado todos os meses, ou ainda na aquisição de comidas e bebidas que serão comercializadas na Feira de Alimentação que será realizada no segundo semestre. “Para participar da Feira, eles deverão ter acima de 40 moedas”, diz o diretor Edilson Ponciano. Segundo ele, a proposta do projeto é incentivar a leitura de, no mínimo, três livros por semestre.

Para incentivar uma adesão ainda maior dos alunos, todos os textos produzidos por eles, a partir da proposta do projeto, são divulgados no Facebook do CEPI Moisés Santana e no Jornal ‘A Voz’.

Inclusão

Os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) também estão participando do projeto 'Ler, pra quê?'. A professora de Apoio à Inclusão coordena a leitura coletiva de um mesmo livro e realiza a retomada oral da obra lida. Depois é feito um resumo com a participação de todos. Já a partir do segundo livro, a ideia é de que o resumo seja feito individualmente.

Outra ação que integra o projeto é a campanha que está sendo realizada pelas redes sociais para estimular a doação de livros para enriquecer o acervo da Sala de Leitura da escola. A culminância do projeto no primeiro semestre foi realizada no dia 7 de junho e a do segundo semestre será no dia 26 de novembro.

O diretor Edilson explica que o projeto busca mostrar aos estudantes que os livros são uma rica e interessante fonte de prazer, da mesma forma que a internet, o videogame, o celular e as redes sociais, desde que bem utilizados.

“Por meio da atividade de leitura é que as necessidades e dificuldades existentes no processo ensino aprendizagem são superadas, fazendo com que o leitor possa enriquecer melhor o seu vocabulário, desenvolver seu raciocínio, ampliar o conhecimento de mundo e a capacidade de interpretação. Nesse sentido, a leitura é um dos principais instrumentos para formar cidadãos críticos e formadores de opinião”, comenta o diretor.


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