NOTÍCIAS

Santa Catarina 15:33, 19 fev 2016 Escolas da rede estadual iniciam as aulas nesta segunda-feira, 22

Entre as principais ações de 2016, está a formação de todos os diretores das escolas estaduais. “A preparação dos diretores é fundamental para a boa gestão, permitindo que a escola atinja os seus objetivos e cumpra as ações propostas no Plano de Gestão Escolar elaborado por cada diretor".
Foto: Osvaldo Nocetti

O ano letivo 2016 da rede pública estadual começa nesta segunda-feira, 22, com 1.088 escolas já prontas para receber os alunos. Nesta sexta-feira, 19, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, atendeu a imprensa para repassar informações sobre os preparativos para o início das aulas e apresentar as prioridades educacionais neste ano.

“De maneira geral, nossas escolas estão preparadas para receber os alunos e pais na próxima semana. Fizemos a entrega de novas escolas e outras serão entregues nos próximos dias. Os diretores e professores trabalharam o planejamento e participaram de formação continuada.  Com certeza, estão todos esperando a volta dos alunos para a sala de aula”, destaca Deschamps.

Entre as principais ações deste ano, está a formação de todos os diretores de escola. Entre os meses de março e dezembro, todos os diretores receberão formação em Gestão Escolar. Serão 104 horas, divididas em 64 presenciais e 40 a distância. “A preparação dos diretores é fundamental para a boa gestão, permitindo que a escola atinja os seus objetivos e cumpra as ações propostas no Plano de Gestão Escolar elaborado por cada diretor e escolhido pela comunidade escolar no final do ano passado”, explica o secretário.

Outro ponto importante é a reformulação do ensino médio, que deve avançar ao longo deste ano, assim como o trabalho curricular que está em andamento. Na área da tecnologia o foco é a conectividade das escolas e a plataforma Diretor on-line. A implementação do Novo Plano de Carreira também está entre as prioridades do Governo, assim como a ampliação do valor do Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), que teve um incremento de 20% em 2016.

A infraestrutura escolar continua em evidência com destaque às escolas do Pacto pela Educação. 18 novas escolas inauguradas e 12 que passaram por revitalização já foram entregues. Atualmente, são 91 unidades com obras em andamento e outras estão em fase de projeto.

Início das aulas

1.088 escolas iniciam as aulas no dia 22 de fevereiro

3 escolas iniciam as aulas no dia 29 de fevereiro

-  EEB Vereador Oscar Manoel Conceição (Jovem do Sul da Ilha) – Florianópolis

-  EEB Presidente Roosevelt – Florianópolis

-  EEB Cedrense – São José do Cedro

1 escola inicia as aulas no dia 10 de março

- EIEB Laklanõ –José Boiteux

Tags: Eduardo Deschamps Santa Catarina SC Volta às aulas