NOTÍCIAS

Prevenção a covid-19 17:04, 12 abr 2021 Escolas da rede estadual promovem iniciativas de conscientização sobre a Covid-19

Ação realizada na EEB José Brasilício, em Biguaçu - SC Ação na EEB Melchiades Bonifácio Espíndola, em Balneário Rincão - SC Ação na EEB Francisco Brasinha Dias, em Belmonte
Foto: Ação realizada na EEB José Brasilício, em Biguaçu - SC

Passado quase dois meses da retomada das aulas presenciais na rede estadual de educação, as escolas reforçam seu propósito de serem espaços de transformação social. Nesta matéria trouxemos três exemplos de conscientização sobre a Covid-19 desenvolvidos em unidades no Norte, Oeste, Sul e Litoral do Estado para acolher e orientar os estudantes que retomaram o ano letivo de 2021 na modalidade presencial ou mista.

A direção da EEB Professor José Brasilício, em Biguaçu, preparou uma apresentação diferente aos 650 alunos do 1º ao 9º ano. Duas professoras fizeram uma divertida encenação: Marivone Elvira da Rocha se caracterizou de Coronavírus e Dagmar Pereira vestiu uma “fantasia” de álcool em gel, e assim, passaram de sala em sala para reforçar a importância da prevenção ao Coronavírus. Foram feitas 24 apresentações ao longo dos primeiros dias, já que as 12 turmas da escola estão na modalidade mista e foram divididas em grupo A e grupo B, em função da pandemia. O vídeo pode ser acessado aqui. 

Para o gestor Odair José Epping, a encenação conseguiu fazer com que todos prestassem muita atenção na mensagem principal. “Percebemos o efeito desta recepção durante toda a semana porque todos se comportaram muito bem. Isso reforça os protocolos de segurança da pandemia, inclusive, nas atitudes que cada um levou para sua casa. Nós ficamos muito felizes por fazer uma diferença positiva na vida da comunidade escolar inteira”.

Acolhimento por meio de frases nas calçadas

Preocupados com os cuidados em relação à pandemia, mas também em como acolher calorosamente professores, alunos e a comunidade, a equipe pedagógica e gestora da EEB Francisco Brasinha Dias, em Belmonte, escreveu com tinta na calçada em frente à escola frases relacionadas ao momento de pandemia.

Para acolher não só os envolvidos com a escola, mas toda a comunidade, os recados buscam trazer uma mensagem de conforto, como: "Mantenha distanciamento, mas deixe o coração aberto para novas possibilidades em um mundo tão modificado."

Como a escola tem um espaço grande, foi possível espalhar diversas frases por toda a estrutura. A unidade atende 225 alunos nos três turnos, divididos em 11 turmas. De acordo com a assessora da direção, Cassiane Bevilaqua, o maior objetivo da equipe diretiva foi aumentar os cuidados em relação à saúde, alertando, de forma calorosa, sobre o assunto do momento: “É imprescindível o alerta, a lembrança de sempre nos protegermos e protegermos o outro, mas sempre podemos fazer de uma maneira mais humana”.

Conscientização chega à casa dos alunos

As regras para as aulas no modelo presencial ou misto na rede estadual de educação têm como base o Plano de Contingência para Educação (PlanCon), que detalha em oito cadernos todos protocolos necessários para o retorno seguro às escolas.

Para facilitar o entendimento sobre o Plancon por parte da comunidade escolar, a gestão da EEB Melchiades Bonifácio Espíndola, em Balneário Rincão, elaborou uma cartilha que foi entregue para cada aluno. Além disso, os professores se reuniram para gravar vídeos detalhando na prática os procedimentos a serem seguidos no transporte e na alimentação escolar. Os vídeos foram postados nas redes sociais da escola.

Como explica a gestora, Débora de Freitas Formentin, no primeiro dia de aula todos os cerca de 800 alunos receberam a cartilha, cada professor fez a explanação e apresentou situações-problema para discutir em sala. A conscientização chegou até a casa dos alunos: “Pedimos que os alunos levassem a cartilha pra casa e conversassem com os pais, mostrando que a escola estava preparada para a prevenção ao Covid. Essa ação mostra que a conscientização é um trabalho coletivo, cada um tem que fazer a sua parte”, finaliza.

Tags: Educação SC Prevenção a covid-19