NOTÍCIAS

Pernambuco 14:12, 6 out 2020 Escolas da Rede Estadual retomam aulas presenciais

Escolas da Rede Estadual retomam aulas presenciais

Neste primeiro momento, apenas estudantes do 3º ano do Ensino Médio retornaram. Retomada gradual acontece até o dia 20 de outubro

Seguindo as recomendações do protocolo setorial do Governo de Pernambuco, estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual deram início ao retorno das aulas presenciais nesta terça-feira (06). Neste primeiro momento, apenas estudantes do 3º ano voltaram às salas de aula. A retomada gradual desta etapa de ensino segue nos dias 13 e 20 de outubro, contemplando turmas do 2º e 1º ano, respectivamente. Vale ressaltar que este retorno é opcional e, no caso dos estudantes menores de idade, a decisão caberá aos pais ou responsáveis sobre o momento do retorno. As escolas deverão manter as atividades não presenciais e as unidades de ensino poderão optar pela manutenção destas atividades ou pela retomada das aulas presenciais e oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais.

Para evitar movimento intenso nos horários de pico, a Secretaria de Educação e Esportes estabeleceu horários especiais para esta retomada, com entrada nas escolas a partir das 8h da manhã. Na chegada, estudantes receberam kits com máscaras e os professores e demais profissionais das unidades, além das máscaras, receberam também face shields. O uso da máscara será obrigatório e contínuo por todas as dependências da escola. Além disso, as escolas irão aferir a temperatura corporal dos alunos e funcionários; totens de álcool em gel, além de disponibilizar o projeto em pontos estratégicos de fácil acesso; tapetes sanitizante; e locais extras para lavagem frequente das mãos. 

Paralelo aos equipamentos de higienização e segurança, está entre as regras estabelecidas para evitar aglomeração: manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino; estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário; e promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas.

No Recife, a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista programou uma manhã especial para  acolher estudantes e professores. De acordo com o gestor da escola, Jamerson Cruz, a unidade de ensino está preparada para receber os estudantes com segurança. “A gente organizou um cronograma para distribuir os alunos em dois blocos de 36 para evitar aglomerações. Além disso, distribuímos máscaras, álcool em gel e instalamos novos lavatórios para lavagem das mãos. Tudo dentro das normas sanitárias para que os estudantes possam assistir às aulas com segurança. Nossa expectativa é a melhor possível porque eles estão em uma fase final e a gente precisa dar esse suporte e voltar à rotina de aulas”, considerou. 

A estudante Thailane Kaline, de 17 anos, foi a primeira a chegar na ETE Miguel Batista. Ansiosa pela volta às aulas, a jovem disse que já estava com saudades. “As aulas remotas são boas, mas nada se compara com as aulas presenciais. Aqui nós temos a oportunidade de ver os amigos, interagir com os professores, mas principalmente, aprender melhor os conteúdos”, disse. 

Preocupada com a saúde do filho, a dona de casa Edilene Cecília fez questão de acompanhar o estudante Daniel Paulino no retorno às aulas presenciais. “Eu sempre estou presente na escola, participo das reuniões, converso com os professores, e nesse momento de retomada às aulas é importante eu estar aqui também para saber como vai funcionar a rotina dos estudantes e entender essa nova fase. Fiquei mais tranquila depois que andei pela escola e vi todos os cuidados que os professores estão tendo em relação à saúde de todos”, avaliou. 

“O mais importante nessa retomada às aulas é o acolhimento dos estudantes porque eles passaram 200 dias afastados das escolas. O nosso compromisso é com a aprendizagem deles e essa retomada está diretamente relacionada ao apoio aos nossos alunos, amparado nas orientações das nossas autoridades de saúde”, ponderou o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio. 


Tags: Pernambuco PE Volta às aulas Rede Estadual PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Plano de Retomada das Aulas Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco