NOTÍCIAS

Pernambuco 11:22, 29 set 2020 Escolas da Rede Estadual se preparam para volta às aulas

Escolas da Rede Estadual se preparam para volta às aulas

Unidades escolares estão recebendo materiais de proteção e realizam últimos ajustes para acolher estudantes

Faltando pouco mais de uma semana para o início do processo de retomada das aulas presenciais para a Educação Básica, anunciado em coletiva na última semana, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado está trabalhando para que todas as unidades escolares estejam aptas a receber os estudantes de volta após quase 200 dias sem aulas presenciais. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno das turmas do Ensino Médio, incluindo os Técnicos Concomitante e Subsequente, e da Educação de Jovens e Adultos.

Para esta retomada, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado, analisou o contexto de reabertura de escolas com bons resultados obtidos em mais de 15 países, que adotaram medidas de controle não farmacológicas e realizaram avaliação de risco diário para intervenção oportuna.

“A decisão final foi tomada após análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. É importante ressaltar que esse processo não teve início agora. Estamos trabalhando desde o mês de maio, realizando um conjunto de reuniões com atores da área educacional a fim de entender os cuidados necessários e de como realizar esse processo de reabertura, assim como a importância desse retorno para a vida dos estudantes”, contou Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado.

Vale ressaltar que as instituições devem seguir todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações.  Para garantir a segurança, as unidades de ensino estão recebendo máscaras, protetores faciais (face shield), álcool 70% em gel, termômetros e dispenser para álcool, além da instalação de novos lavatórios de mãos. 

“Estamos há quase três meses orientando as escolas nesse processo de elaboração do plano de retomada e atendendo individualmente cada gestor, e suas respectivas equipes,  a fim de analisar cada situação pensando nas melhorias que podem ser feitas para receber toda a comunidade com segurança e obedecendo os protocolos e medidas sanitárias”, explicou Edivânia Arcanjo, gestora da Gerência Regional de Educação Mata Norte.

A EREM Dom Sebastião Leme, localizada no Ibura, bairro do Recife, já recebeu os materiais de proteção e está realizando reuniões para organizar o processo de retorno com os professores. “A equipe gestora tem feito várias reuniões com os professores para organizar a volta às aulas na EREM e tem sido um momento muito importante, pois é uma situação nunca vivenciada. É tudo muito novo e estamos indo com muita cautela, mas sem deixar de trabalhar em prol da educação”, comentou Fabíola Marinho, gestora da EREM.

Calendário - A retomada das aulas presenciais da Educação Básica acontece de forma escalonada, com a primeira etapa no dia 06 de outubro. Nesta fase, as unidades de ensino retornam com as turmas do 3º ano do Ensino Médio. No dia 13 de outubro, as escolas poderão retomar as atividades presenciais com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O retorno às aulas deste segmento de ensino segue até o dia 20 de outubro, terceira e última etapa, estando as instituições autorizadas a retomarem as aulas do 1º ano do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos técnicos concomitantes e subsequentes.


Tags: Pernambuco PE Volta às aulas Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Pandemia Plano de Retomada das Aulas Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco